Guia de Compras: Volkswagen New Beetle

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Redação WM1
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Que tal sair por aí desfilando com um carrinho usado, de visual simpático herdado do velho Fusca, motor esperto, mecânica confiável e, de quebra, ser bem visto no trânsito? Se você gostou da ideia, a sua opção pode ser o Volkswagen New Beetle. Mas não se empolgue se você é casado e tem filhos, pois o espaço atrás é restrito a apenas duas crianças devido à curvatura do teto.

Importado oficialmente pela Volkswagen do México desde novembro de 1999, já como modelo 2000, o pequeno compartilhava a mesma plataforma com o Golf. Uma das características marcantes do New Beetle é um curioso porta-flor instalado no painel, talvez uma herança do movimento hippie e do “flower power”, identificados com o velho Fusca. De série, vinha com ar-condicionado, air-bags dianteiros e laterais para motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuidores eletrônicos de pressão EBD, CD player e como opcionais o teto-solar elétrico, bancos em couro e câmbio automático de quatro marchas.

Novas cores, retrovisores e opções de cores metálicas passaram a integrar a linha 2002, ano em que foi assinado acordo bilateral de importação/exportação por Brasil e México cuja estratégia da alíquota zero fez com que o preço do Fusca despencasse tornando-se uma de suas maiores armas de sedução.

Uma das mudanças mais marcantes da trajetória do New Beetle ocorreu em 2006 com adoção de novos para-choques, painel de instrumentos, faróis e lanternas. Na lista de equipamentos de série eram agregados CD-Player com MP3, air-bags laterais e de cabeça, além das exclusivas rodas de alumínio nas medidas 205/55 R16.  No mês de novembro de 2007, começavam a desembarcar as primeiras unidades da linha 2008 com a opção do câmbio Tiptronic de seis velocidades, porém sem muitas mudanças estéticas significativas, ano em que o carrinho completou dez anos de existência contabilizando um milhão de exemplares produzidos. A comemoração na fábrica da Volks em Puebla, no México, rendeu ao carro uma série especial comemorativa e investimento de mais US$ 1 bilhão em sua linha de montagem.

Sem muitas mudanças, o New Beetle deixou de ser importado em 2011 para no ano seguinte começar a importá-lo em sua nova geração totalmente reformulada, mas mantendo o estilo da carroceria que o consagrou ao longo de mais de meio século de vida. Por aqui, o modelo resgatou o nome Fusca e vinha equipado com novo motor 2.0 turbo de 200 cv.

 

DE OLHO NA COMPRA

Robusto e potente igual ao Golf, em termos de equipamento o “besouro” é bastante elogiado pela sua ótima relação custo/benefício a um preço acessível. Por menos de R$ 30.000, é possível comprar um 2001 completinho de fábrica com ar-condicionado, trio-elétrico, bancos em couro, rodas de liga leve, CD-Player, alarme antifurto e air-bag. O conforto e as respostas rápidas ao volante também são muito bem descritas pelos seus donos, graças ao seguimento da mesma cartilha do irmão Golf, com quem divide a plataforma. Quem deseja agilidade tanto no trânsito quanto na estrada, o motor 2.0 de 16 válvulas com 116 cv disponibilizados a partir das 5.400 rpm responde muito bem, principalmente em subidas de serra, apesar de seus 1.231 Kg.

A primeira regra para você não perder dinheiro é evitar cores vibrantes como o amarelo sunflower e o verde mango e até mesmo o bege harvestmoon, caso você costuma trocar frequentemente de carro. Não são todos os que apreciam o New Beetle com estas cores e revendê-lo pode ser uma difícil tarefa, sem contar que a desvalorização destas opções costuma ser maior. Às vezes é preferível comprar as já bem aceitas no mercado como prata, preto e até a vermelha que neste caso tem boa aceitação, principalmente entre o público feminino.

Na parte interna, observe se o toca-fitas original da Premium que já vem com preparação e controles para CD Player está funcionando perfeitamente. O conserto custa uma pequena fortuna, dependendo do tipo de problema, e um novo acaba saindo por mais de R$ 3.000.

Comercializado em versão única, a única diferença está na transmissão automática que era vendida opcionalmente. Neste caso, a única ressalva e verificar se o antigo dono trocou o fluido do câmbio no prazo estipulado pela fabricante. Por ser um carro com vocação esportiva, não é difícil encontrar um New Beetle com problemas de folgas no câmbio, principalmente o manual, caso o antigo dono não teve o merecido cuidado.

Quanto ao motor, dê atenção extra! Às vezes a aparência externa pode camuflar o estado dos componentes mecânicos. Dirija o carro e veja se não apresenta ruídos que em alguns casos pode ser o pistão desgastado. De acordo com lojistas, esta peça para este modelo não sai por menos de R$ 7.500.

Outra reclamação de alguns donos do New Beetle é da palheta do limpador de para-brisas. Em alguns modelos é comum a palheta trepidar devido à curvatura do para-brisas podendo, em alguns casos até riscá-lo conforme o uso. Os concessionários da VW chegaram a confessar que este é um problema crônico, mesmo substituindo estas palhetas. A solução é aplicar algum produto que escorregue o limpador com mais facilidade ou substituí-las por um par do tipo flat blade que pode resolver o problema.  Boa compra!

OUTRA OPÇÃO DE USADO É: VOLKSWAGEN GOLF 2.0

Ele divide a mesma plataforma com o New Beetle, mas se você possui uma família maior, o Golf preenche bem esta lacuna, graças às duas portas extras para os passageiros de trás. O seu porta-malas de 330 litros também é bem maior dos 210 do “besouro” da VW.

Para quem gosta de emoções fortes, a “pegada” esportiva agrada, sobretudo nas acelerações. Mas nas ultrapassagens quem leva a vantagem é o New Beetle, apesar de ser mais pesado ao Golf (1.231 Kg contra 1.197 Kg).

Algumas peças também acabam compensando, já que o Golf é fabricado no Brasil. A sua única desvantagem é a lista de itens de série que é menos recheada em relação ao New Beetle. Comparando, como exemplo, os dois modelos do ano 2000, o New Beetle já vinha de série com ar-condicionado, trio-elétrico, CD-Player, alarme antifurto e air-bag. Quanto ao seguro, o Golf sempre levou a fama de ser um dos mais caros, mas se comparado ao New Beetle, acaba saindo, em média, até 59% mais barato.

Consulte os preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Colaborou Fernando Garcia.

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