Recém-renovado, o Civic ganhou pequenas mudanças visuais e equipamentos de série. O para-choque frontal foi redesenhado e as rodas também são inéditas. A Touring usa motor 1.5 turbo de 173 cv e 22,4 kgfm, sempre acoplados à caixa CVT, de relação continuamente variável que simula sete marchas.
Catálogo 0km
Veja preços, versões, ficha técnica e opiniões de donos de Honda Civic TouringAlém disso, traz de série equipamentos como faróis com acendimento automático, seis airbags, bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar traseiras, sensor de chuva, chave inteligente, partida do motor por botão, sistema de som premium com 10 alto-falantes (de 452 watts), recarregador de celular por indução e ajuste de lombar no banco do motorista. Um pacote extenso, e que justifica a versão topo de linha.
Do outro lado, um Jaguar XF Premium Luxury 2015. De acordo com o anúncio no Webmotors, o carro tem apenas 9.900 quilômetros rodados. Usa motor 2.0 Ecoboost, o mesmo do Ford Fusion, de 240 cv e 34,7 kgfm, sempre com tração traseira e câmbio automático de oito marchas, além de todo o requinte de um Jaguar. Os equipamentos são praticamente os mesmos, apesar do britânico ter teto-solar e 20 centímetros a mais de entre-eixos, que proporciona maior espaço interno.
O problema é o pós-venda. Desta vez começaremos pelo seguro. Seguindo o perfil de homem, casado, morador do centro de São Paulo e com idade de 35 a 40 anos, obtivemos uma cotação média de R$ 3.292 para o Civic e de R$ 11.813, para o XF - diferença de R$ 8.521, suficiente para pagar o IPVA do Honda em 2019 (proporcional) e 2020, que representa 4% do valor do carro.
OFERTAS WEBMOTORS
Confira ofertas de Honda Civic usado e seminovoConfira ofertas de Honda Civic 0km
Na manutenção a discrepância de valores também é grande. O Honda tem revisões com preço fixo. A revisão de 10 mil km ou um ano custa meros R$ 298,75, mais barata que de muitos carros populares. Nela, apenas o óleo é trocado, já que a marca não vê necessidade de trocar também os filtros. Os componentes filtrantes só são trocados a cada 20 mil km ou 2 anos de uso. Essa revisão tem custo de R$ 486,87, ainda barato se levarmos em consideração o vaor cobrado por modelos compactos.
OFERTAS WEBMOTORS
Confira ofertas de Jaguar XF usado e seminovoConfira ofertas de Jaguar XF 0km
O Jaguar usa o mesmo motor do Fusion, logo, compartilha óleo e filtros com o modelo da Ford. Em kits que podem ser encontrados em lojas online, a troca de óleo, sem mão de obra, custa R$ 395. São 6 litros de óleo 5w30, além de filtros de óleo, ar e combustível. Com mão de obra, esse serviço deve beirar os R$ 800.
E estamos tratando de modo sagaz, usando o nome do modelo da Ford para baratear o custo. Por exemplo, um jogo de pastilhas de freio e os mesmo filtros citados anteriormente, quando feitos para o Jaguar, ficam na casa dos R$ 2.000, sem mão de obra.
Em resumo, uma revisão básica do sedã médio-grande da Jaguar paga dois anos de manutenção do sedã médio da Honda. Isso sem contar qualquer gasto eventual extra, que pode colocar essa conta em um patamar praticamente sem limite.
CATÁLOGO 0km
Veja preços, versões, ficha técnica e opiniões de donos de Jaguar XFO desejo de andar em um sedã de luxo mexe com o coração dos fanáticos por automóveis como nós. Mas o seu bolso precisa estar preparado para isso. Um ano de Jaguar te custa o mesmo que dois anos de Honda Civic no cenário perfeito. Pneus, suspensão, freios e outros componentes ainda podem fazer essa brincadeira sair do controle.
Comentários