O Honda HR-V foi lançado no Brasil em 2015 e, com o passar dos anos, tornou-se o modelo mais vendido da marca japonesa no mercado brasileiro de automóveis. O SUV compacto da Honda agrada pelo design e pelo bom pacote de equipamentos recheado de tecnologias e conjunto mecânico.
Ficamos alguns dias com a versão intermediária EXL Honda SENSING, que tem preço sugerido inicial de R$ 162.300 nas concessionárias brasileiras. Aqui vamos listar três motivos para você ter esse SUV na sua garagem. Confira!
O Honda HR-V EXL Honda SENSING é bem completo. O SUV da marca japonesa nesta versão intermediária vem de série com direção elétrica, botão de partida, chave presencial, faróis automáticos, central multimídia com tela colorida e sensível ao toque de oito polegadas com Carplay e Android Auto (sem fio), freio de estacionamento por botão, sensor de estacionamento traseiro, aletas para trocas de marcha, câmera no retrovisor para anular o ponto cego e bancos em couro.
Todas as versões do Honda HR-V também vêm de série com o pacote Honda SENSING, que inclui câmera, radares e sensores frontais, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop&Go e alerta e corretor de permanência na faixa.
O SUV da marca japonesa também surpreende pela boa oferta de itens de segurança: encostos de cabeça com redutores de impacto, ganchos Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa - mais uma vez, em todas as versões.
O SUV HR-V EXL Honda SENSING é equipado com um motor aspirado de quatro cilindros em linha, todo feito em alumínio. Tem 1.5 litro, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote e injeção direta de combustível com sistema i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. A transmissão é automática do tipo CVT, com simulação de sete marchas, e a tração é dianteira.
Esse sistema do motor do SUV da Honda varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão e controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.
Com injeção direta de combustível, o HR-V EXL tem 126 cv de potência máxima a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. Já o torque máximo é de 15,8 kgf.m a 4.600 rpm (etanol) e de 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina).
Para quem usa o carro apenas na cidade, e/ou pega estrada nos fins de semana, por exemplo, a versão EXL do HR-V é mais que suficiente. O SUV anda bem, mas claro que não como os modelos que usam motor turbo. Porém, exibe bom consumo. Durante os dias com o carro, registramos a média de 9,5 km/l na cidade, com o SUV abastecido com gasolina, e de 12,5 km/l na estrada.
Caso você queira mais potência, mas quer mesmo um HR-V, pode investir um pouco mais e escolher as versões Advance (iniciais R$ 188.500) ou Touring (a partir de R$ 199.800) do SUV da Honda, que são equipadas com o motor 1.5 DI VTEC TURBO Flex, que entrega 177 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgf.m de torque a 4.500 rpm.
O Honda HR-V EXL agrada aos olhos: o carro tem design elegante, estilo SUV-cupê, com a dianteira elevada e traseira com curvatura acentuada.
Na dianteira, a grade tem filetes horizontais e faróis full-LED com moldura preta. Atrás, as lanternas fumê com LEDs nas luzes de posição e de freio são unidas por uma barra horizontal de LED.
O destaque nas laterais são as rodas de aro 17 polegadas e as maçanetas das portas traseiras, que ficam camufladas na região dos vidros - detalhe que reforça a silhueta acupezada do utilitário esportivo.