Ignorada, válvula garante a calibragem do pneu

Cuidados com válvula, bico e tampa são essenciais para manter a pressão correta dos pneus e rodar com segurança

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Redação WM1
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Quando se fala em cuidados com os pneus, fatores como calibragem e estado da banda de rodagem são os mais citados para proporcionar mais segurança e melhor dirigibilidade, além de contribuir para baixar o consumo de combustível. Mas é comum não prestar atenção a três itens que compõem o conjunto do pneu: bico, válvula e até a tampinha.

Embora pequenos e quase sempre ignorados, esses equipamentos são importantes para manter a pressão correta dos pneus, indicada no manual do veículo e condicionadas à quantidade de carga. Em relação ao bico, onde você coloca a ponta da mangueira do calibrador, ele tem a função de proteger e preservar a válvula. Feito de borracha, ele deve estar sempre alinhado com o aro da roda, de acordo com a Goodyear.

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Legenda: O recomendado é trocar o conjunto de bico, válvula e tampa sempre que for substituir um pneu

A fabricante de pneus destaca que o hábito de puxar ou esticar para fora o bico, para aproximá-lo da ponta da mangueira de ar comprimido, pode causar rachaduras e, consequentemente, vazamentos. Além disso a umidade e a própria força centrífuga causada pelo movimento da roda são vilões do bico da válvula do pneu. Outro, por mais inusitado que possa parecer, é a urina de animais. Sabe aquele xixi que o cachorro do viznho costuma deixar no pneu do seu carro? Ele tem PH mais ácido, o que pode corroer a borracha com o passar do tempo. A recomendação da Goodyear é trocar os bicos sempre que você for substituir o pneu.

Quanto à válvula, responsável por controlar a entrada e a saída do ar sob pressão, ela também requer cuidados. Entrada de graxa e óleo e até um grão de areia podem avariar a válvula. "Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para causar avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto", alerta Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear. Por essa razão, mantenha sempre a tampa rosqueada no bico, de forma a proteger a válvula e todo o sistema. Além da proteção, a tampinha também previne a saída de ar, em caso de alguma avaria no bico e/ou na válvula.

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