Kardian é o melhor Renault já feito no Brasil?

Avançado, bem equipado e com bom preço, novo SUV da marca francesa tem potencial para tal. Mas será que é mesmo?

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Kardian é o melhor Renault já feito no Brasil?
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem dirigiu, gostou. Eu dirigi. E gostei. Confesso que fiquei bastante satisfeito com o que vi depois de rodar alguns bons quilômetros com o Renault Kardian pelas estradas de Gramado, na Serra Gaúcha.

Na verdade, digo mais: fiquei bastante surpreso. Fazia muito tempo que não me encantava com um carro da Renault feito no Brasil como ele.

Isso posto, pensei que seria bacana enumerar alguns motivos que me levaram a crer que o Kardian é o melhor produto brasileiro da marca nos últimos anos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Renault Kardian Premiere Edition (4)
O Kardian tem um desenho mais inspirado que o visto em outros Renault brasileiros
Crédito: Rodolfo Buhrer/Renault
toggle button

Kardian: mais Renault, menos Dacia

A Renault nunca deixou de fazer visual empolgante no exterior. Mas, aqui no Brasil, nos acostumamos nos últimos anos a ver só produtos da Dacia, a divisão romena da marca.

Ou seja: carros extremamente racionais e robustos, embora não necessariamente arrojados. Foi assim com Sandero, Logan e Duster.

O Kardian rompe com isso. Não chega a ser belo como o Clio de quinta geração vendido lá fora, mas é mais sofisticado e tem desenho (bem) mais empolgante.

Sofisticação mecânica (1)

Isso tem mudado nos últimos anos. Durante muito tempo, os Renault brasileiros eram conhecidos por seus conjuntos conservadores e sem grandes arrojos.

O Kardian também muda essa visão. Além de um novo motor 1.0 turbo com injeção direta, o SUV da Renault tem, pela primeira vez em um compacto nacional, câmbio de dupla embreagem banhado a óleo.

Conjunto de rendimento superior aos automáticos vistos normalmente em carros de seu segmento.

Além de soluções arrojadas como o câmbio de dupla embreagem, o Kardian é baseado na nova plataforma RGMP
Crédito: Rodolfo Buhrer/Renault
toggle button

Sofisticação mecânica (2)

O Kardian também é o primeiro automóvel da marca feito sobre a nova base modular RGMP (Renault Group Modular Platform), que em breve estará em outros compactos feitos no Brasil e no mundo.

Vale ressaltar que essa plataforma já permite a produção de carro híbridos - o que não é o caso do Kardian (ainda), mas dá uma ideia do potencial dessa estrutura.

Custo-benefício

Tradicionalmente, a racionalidade dos Renault brasileiros está mais na simplicidade e bom preço do que em uma lista de equipamentos bem recheada.

O Kardian segue um caminho diferente, mais uma vez.

Com bom conteúdo de conforto e segurança desde a versão de entrada, o SUV se destaca por ter itens como controlador adaptativo de velocidade, seletor de modos de condução e iluminação de cabine configurável. Todos, aliás, indisponíveis no Duster mais caro.

O Renault Kardian tem um conjunto mecânico afinado para agradar aos que gostam de guiar
Crédito: Rodolfo Buhrer/Renault
toggle button

Bom de guiar

Modelos como o Sandero e o Duster são carros cheios de qualidades e que recomendamos para muita gente. Mas (tirando o esportivo Sandero R.S.) não são máquinas para agradar quem valoriza o prazer ao dirigir.

O Kardian é diferente. Tem a direção bem acertada e a suspensão firme que transformam o SUV em um belo carro para guiar, mesmo em estradas sinuosas. E o conjunto entrega rendimento na medida certa para garantir a diversão.

Veja mais

    Comentários