Não bastasse o péssimo desempenho no ano passado, as quatro marcas tradicionais –
GM,
Fiat,
Volkswagen e
Ford – continuam perdendo participação. Só no primeiro trimestre deste ano elas perderam, juntas, nada menos do que 9,7 pontos percentuais nas vendas ao mercado interno: fecharam 2015 com 63,3% e têm hoje 53,7%.
A queda de participação foi constante nos últimos 18 anos. Em 1998, as quatro tradicionais tinham 90% do mercado; em 2008 abocanhavam 77% e cinco anos depois 67,5%.
O avanço das marcas “novas” tem ocorrido ano a ano, mas nunca com esse ímpeto. Tanto que duas delas, Hyundai e Toyota, passaram a Ford e conquistaram a quarta (Hyundai) e quinta posição (Toyota), deixando a Ford em sexto lugar, o que a desqualifica como “grande”.
A Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 19,4% para 15,1%, ou 4,4 pontos percentuais a menos. A Volkswagen perdeu 2,6 pontos, passando de 16,2% para 13,6%; a Ford caiu de 10,4% para 8,7% (perdeu 1,7 ponto) e a GM perdeu um ponto percentual, desempenho que lhe garante a liderança no ranking no trimestre.
BMW, JAC, Kia, Chery e Mitsubishi também perderam participação este ano, enquanto outras onze marcas se mantêm com a mesma participação conquistada no ano passado (veja quadro abaixo).
Apenas duas marcas venderam no primeiro trimestre um volume de carros maior do que no mesmo período do ano passado: Jeep e Toyota. A Jeep contou com a forte presença do Renegade, passando de 995 unidades no período janeiro-março de 2015 para 13.537 agora, e com isso conquistou 2,8 pontos percentuais, subindo de 0,2% para 2,9%. Já a Toyota, mesmo sem ter um lançamento de porte, conquistou 2,6 pontos com seus 41.429 carros vendidos (foram 41.053 no trimestre de 2015) subiu sua participação de 6,3% para 8,9%.
Outras dez marcas, mesmo sem alcançar um volume maior este ano, ampliaram a sua participação, graças à queda expressiva de vendas no mercado (-28,3%). Dessas, duas se destacaram pelo grande avanço: a Hyundai conquistou 2,4 pontos (passou de 7,5% para 9,9%) e a Honda subiu de 5,1% para 6,7% (+1,7 ponto a mais).
Pelo atual ranking de vendas (veja abaixo) é mais honesto entender que o mercado dispõe agora de três grandes (GM, Fiat e Volkswagen) e cinco médias (Toyota, Hyundai, Ford, Renault e Honda), com Nissan e Jeep, mais abaixo, completando a lista das dez mais vendidas.
Participação das quatro grandes nos últimos anos
| 1998 90,0% |
| 2008 77,0% |
| 2013 67,5% |
| 2014 64,9% |
| 2015 63,3% |
| 2016 53,7% |
Quem mais ganhou participação - 1º trimestre/16
| 1º |
Jeep |
995 |
0,2 |
13.537 |
2,9 |
2,8 |
| 2º |
Toyota |
41.053 |
6,3 |
41.429 |
8,9 |
2,6 |
| 3º |
Hyundai |
48.432 |
7,5 |
46.034 |
9,9 |
2,4 |
| 4º |
Honda |
32.857 |
5,1 |
31.305 |
6,7 |
1,7 |
| 5º |
Nissan |
15.018 |
2,3 |
13.256 |
2,9 |
0,5 |
| 6º |
Peugeot |
6.773 |
1 |
5.946 |
1,3 |
0,2 |
| 7º |
Audi |
3.444 |
0,5 |
3.208 |
0,7 |
0,2 |
| 8º |
Renault |
43.980 |
6,8 |
32.077 |
6,9 |
0,1 |
| 9º |
Land Rover |
1.965 |
0,3 |
1.965 |
0,4 |
0,1 |
| 10º |
Volvo |
826 |
0,1 |
802 |
0,2 |
0,1 |
| 11º |
Mercedes-Benz |
3.799 |
0,6 |
2.928 |
0,6 |
0 |
| 12º |
Citroën |
8.511 |
1,3 |
6.245 |
1,3 |
0 |
| 13º |
Subaru |
381 |
0,1 |
347 |
0,1 |
0 |
| 14º |
Jaguar |
98 |
0 |
184 |
0 |
0 |
| 15º |
Geely |
138 |
0 |
181 |
0 |
0 |
| 16º |
Troler |
519 |
0,1 |
419 |
0,1 |
0 |
| 17º |
Lifan |
1.442 |
0,2 |
1.051 |
0,2 |
0 |
| 18º |
Míni |
524 |
0,1 |
366 |
0,1 |
0 |
| 19º |
Suzuki |
1.383 |
0,2 |
893 |
0,2 |
0 |
| 20º |
Iveco |
726 |
0,1 |
443 |
0,1 |
0 |
| 21º |
Dodge |
739 |
0,1 |
409 |
0,1 |
0 |
| 22º |
BMW |
3.491 |
0,5 |
2.187 |
0,5 |
-0,1 |
| 23º |
Jac |
1.613 |
0,3 |
717 |
0,2 |
-0,1 |
| 24º |
Kia |
4.636 |
0,7 |
2.662 |
0,6 |
-0,1 |
| 25º |
Chery |
1.851 |
0,3 |
518 |
0,1 |
-0,2 |
| 26º |
Mitsubishi |
11.487 |
1,8 |
5.813 |
1,3 |
-0,5 |
| 27º |
GM |
111.909 |
17,3 |
75.819 |
16,3 |
-1 |
| 28º |
Ford |
67.396 |
10,4 |
40.295 |
8,7 |
-1,7 |
| 29º |
Volkswagen |
105.352 |
16,2 |
63.235 |
13,6 |
-2,6 |
| 30º |
Fiat |
126.102 |
19,4 |
70.105 |
15,1 |
-4,4 |
| Total Geral |
648.704 |
|
465.042 |
|
|
Quem mais vendeu - 1º trimestre/16
| Class. |
Marca |
Unidades |
| 1º |
GM |
75.819 |
| 2º |
Fiat |
70.105 |
| 3º |
Volkswagen |
63.235 |
| 4º |
Hyundai |
46.034 |
| 5º |
Toyota |
41.429 |
| 6º |
Ford |
40.295 |
| 7º |
Renault |
32.077 |
| 8º |
Honda |
31.305 |
| 9º |
Jeep |
13.537 |
| 10º |
Nissan |
13.256 |
| 11º |
Citroën |
6.245 |
| 12º |
Peugeot |
5.946 |
| 13º |
Mitsubishi |
5.813 |
| 14º |
Audi |
3.208 |
| 15º |
Mercedes-Benz |
2.928 |
| 16º |
Kia |
2.662 |
| 17º |
BMW |
2.187 |
| 18º |
Land Rover |
1.965 |
| 19º |
Lifan |
1.051 |
| 20º |
Suzuki |
893 |
| 21º |
Volvo |
802 |
| 22º |
JAC |
717 |
| 23º |
Chery |
518 |
| 24º |
Iveco |
443 |
| 25º |
Troler |
419 |
| 26º |
Dodge |
409 |
| 27º |
Míni |
366 |
| 28º |
Subaru |
347 |
| 29º |
Jaguar |
184 |
| 30º |
Geely |
181 |
| Total Geral |
465.042 |
Comentários