O canal de notícias da Webmotors

Nem todos os carros têm filtro de ar de série

Item responsável por reter impurezas do que entra na cabine do veículo é importante para a saúde dos passageiros

por Fernando Miragaya

Em tempos de preocupações com coronavírus e poluição, o filtro de ar da cabine do carro ganhou ainda mais relevância. O equipamento é de extrema importância, pois evita que partículas, poeira, sujeira e até odores invadam o interior do veículo. Porém, curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil saem com o item de série.
O filtro de ar da cabine é parecido com o filtro de ar do motor (elemento). É uma peça com frestas de um papel especial ou com carvão ativado que retém todas as impurezas citadas. Por isso, sua troca é importante, pois impacta no funcionamento do ar-condicionado e facilita a proliferação de bactérias e fungos dentro da cabine.
Confira as ofertas de veículos 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Os prazos de troca do filtro de ar variam conforme o fabricante. Geralmente são a cada uma ou duas revisões, ou entre 10.000/20.000 km. Mas para quem trafega muito por vias congestionadas, pega trechos de túneis diariamente ou estrada de terra com frequência, o recomendado é verificar a peça a cada seis meses. O ideal é a troca, nada de limpar o componente com jato de ar comprimido.

Quem tem e quem não tem

Curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil são equipados com o filtro de ar da cabine desde a fábrica. WM1 fez uma ronda entre as marcas para saber quais automóveis 0 km (até R$ 150 mil) têm o componente como item de série, quais são as que oferecem como acessório ou opcional (e seus preços) e quais são os prazos de troca - os fabricantes que não aparecem na relação abaixo foram contatados mas até o fechamento da reportagem não responderam a nossa solicitação.

Caoa Chery

Chevrolet

Citroën

Honda

Hyundai Brasil

Hyundai Caoa

JAC

Jeep

Kia

Mitsubishi

Nissan

Peugeot

Suzuki

Renault

Toyota

Volkswagen

Comentários

Carregar mais