Mesmo assim, tem gente que coloca na frente outros quesitos na hora de decidir a compra, como a economia de combustível. Mas, como saber qual desses tipos de transmissão é a mais econômica? Para descobrir, vamos levantar os dados de consumo de carros diferentes - e equipados com os dois tipos de transmissão - abaixo para descobrir.
Quer um carro novo? Venha ver nossas ofertas exclusivas
Carro manual ou automático?
Antes de citar os dados medidos pelo programa de etiquetagem do Inmetro, é importante frisar que em nossa lista vamos utilizar somente carros que têm o mesmo motor e conjunto de equipamentos com sistemas de transmissão diferentes, para não sermos injustos com qualquer tipo de câmbio.Volkswagen Polo
Vamos começar com o Polo, que tem a mesma versão de acabamento e equipamentos oferecida com caixa de câmbio manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. O motor em questão é o EA211 classificado pela Volks como "1.6 MSI".Com caixa de câmbio manual:
- 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol
- 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina
Agora vamos aos dados com transmissão automática:
- 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol
- 11 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina
Confira as ofertas de Polo usado, seminovo e 0 km na Webmotors!
Chevrolet Onix
Vamos dar sequência a essa análise com o carro que desde 2015 é o mais vendido do país - mas que deve perder o posto esse ano para a Fiat Strada -: o Chevrolet Onix. Na versão LT com motor 1.0 turboflex e câmbio manual de seis marchas, o hatch alcança os seguintes números:- 9,4 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol
- 13,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina
Agora vamos considerar os dados da mesma versão LT, mas com câmbio automático - para não haver diferenças em relação à quantidade de equipamentos, o que influenciaria no peso. Vamos aos dados:
- 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol
- 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina
Mesmo assim, precisamos frisar que a história nem sempre é assim - e que os dados dependem totalmente do peso no pé no acelerador e do modo como o carro é guiado. Obviamente, uma direção menos defensiva gasta mais combustível do que dirigir de forma calma e precavida. Vamos citar outro exemplo.
Veja ofertas de Onix novo, seminovo e usado na Webmotors!
Fiat Toro
Agora trouxemos para exemplificar essa história uma das queridinhas do mercado brasileiro, a picape Fiat Toro, líder entre as picapes intermediárias. Na prancheta, dados da Toro da mesma versão que existia até o ano passado, a Endurance de entrada, com câmbio manual de cinco marchas e depois automático de seis velocidades - ambas com motor 1.8. Vamos começar com a manual:- 6,9 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol
- 9,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com gasolina
Agora, os dados da mesma versão da picape, com o mesmo motor, mas com transmissão automática:
- 6,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol
- 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina
Procura uma Fiat Toro? Veja as ofertas da Webmotors!
Renault Duster
Para não deixar dúvidas, vamos também levantar os dados de um carro com câmbio automático do tipo CVT (relação continuamente variável), como a nova geração do Renault Duster, vendida com caixa de câmbio manual de cinco marchas ou automática CVT com simulação de seis velocidades.Vamos aos números do Duster manual:
- 7,7 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol
- 11,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina
Agora vamos aos dados com o mesmo motor 1.6 de 120 cv, equipada com transmissão CVT:
- 7,2 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol
- 10,7 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina
Quer um Renault Duster? Na Webmotors tem!
Conclusão
A conclusão com esses dois exemplos é a seguinte: um carro com câmbio manual tende a ser mais econômico que sua mesma versão com transmissão automática, mas é importante frisar que isso depende diretamente do peso do pé do motorista e de como o automóvel é guiado.Portanto, se você coloca no papel o quesito consumo antes de considerar o conforto ou o prazer de dirigir proporcionado pelas diferentes caixas de transmissão, agora temos uma resposta.
Comentários