O segmento de híbridos e elétricos tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional. Levantamento divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) no início deste mês de abril, mostra que houve aumento de 115% nas vendas de carros híbridos e elétricos no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. E com o lançamento do Jeep Compass 4xe, primeiro carro híbrido da marca no Brasil, o mercado tende a crescer ainda mais.
De acordo com dados da Fenabrave (a associação que reúne as concessionárias), a frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos. A expectativa é que esse número chegue a 100 mil veículos já no final deste semestre. Os números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, e incluem híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
Se você não se sente totalmente seguro em adquirir um carro zero emissão de carbono, totalmente elétrico, talvez, os carros de propulsão mista possam ser a solução para você. A reportagem separou os cinco carros híbridos mais baratos do Brasil atualmente. Os preços variam de R$ 146.990 e R$ 274.990, veja quais são.
O Stonic foi lançado em novembro do ano passado com uma proposta bem diferente. O modelo representa o primeiro SUV compacto híbrido do mercado nacional, a categoria que mais cresce no mercado.
Atualmente, o carro tem um preço de R$ 146.990. O SUV é importado, já que a marca não possui produção nacional.
O Kia Stonic conta com motor Kappa 1.0 de 3 cilindros turbo GDI (injeção direta) à gasolina que trabalha em conjunto com o sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream. A potência combinada é de 120 cv e o torque é de 20,4 kgf.m.
Após a marca encerrar as vendas do Prius no mercado nacional, o Corolla se tornou o único sedã entre os cinco carros híbridos mais baratos do Brasil. O segundo lugar do modelo é graças ao preço de R4 174.070 na configuração Altis.
Embaixo do capô, o Toyota Corolla Altis Hybrid conta com o motor 1.8 litros VVT-i Flex, que gera 101 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. O modelo trabalha em conjunto com o motor elétrico que gera mais 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
A transmissão é a Hybrid Transaxle CVT com botão seletor para os quatro modos de condução: normal, ECO, power e EV.
Se você segue a tendência dos SUVs, o Toyota Corolla Cross também deve ser uma boa opção. O carro na versão XRV, a configuração híbrida mais barata do modelo, tem preço de R$ 192.380.
O Corolla Cross foi lançado há um ano e desde então tem conquistado o consumidor brasileiro. Para método de comparação do sucesso dos carros da montadora japonesa, de acordo com o levantamento da ABVE, o Corolla sedã e o Corolla Cross, responderam por 65% das vendas do segmento em março. Juntos, os dos modelos venderam 2.504 unidades, de um total de 3.851 eletrificados comercializados no país.
O SUV possui o mesmo conjunto motriz do sedã, ou seja, motor a combustão 1.8 litros de 101 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque, e dois motores elétricos que geram mais 72 cv de potência e torque de 16,6 kgf.m.
O Lexus UX 250h na versão Dynamic, pode ser comprado por um preço de R$ 258.990 e entra para a nossa lista de carros híbridos mais baratos. O SUV da marca de luxo da Toyota combina um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros com um motor elétrico, que juntos entregam potência de 184 cv e 20,2 kgf.m de torque.
De acordo com a montadora, o carro tem um consumo de combustível de 16,7 km/l na cidade e de 14,7 km na estrada. O modelo tem velocidade máxima de 177 km/h e a arrancada de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos.
Sem dúvidas, a Mini é uma das marcas que mais exala DNA em seu design. E um dos modelos de seu portfólio é o Mini Cooper S E Countryman. O carro tem preço de R$ 274.990.
Sobre o propulsor, o carro conta com um motor 1.5 turbo de 136 cv de potência e 22,4 kgf.m de torque. A parte elétrica é composta por outros dois motores que geram mais 88 cv de potência e 16,4 kgf.m de torque. Dessa forma, a potência máxima do veículo é de 224 cv. Como destaque, o carro é capaz de rodar até 57 km no modo puramente elétrico.
O Mini Cooper S E Countryman também conta com diversos itens de conectividade, como o Mini Connected, trata-se de um conjunto de serviços e assistência 24 horas para que o condutor nunca fique na mão. O carro também conta com Head-up Display e um painel digital, mas sem perder o ar clássico da marca.