2008 híbrido: 3 razões para levar; 2 para repensar

O SUV compacto da Peugeot, o 2008 GT agora é um híbrido no documento. Veja se é o carro certo para você

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Evandro Enoshita
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- O Peugeot 2008 híbrido é a grande novidade da linha 2026 do SUV compacto;

- O visual e o fato de ser um híbrido no documento estão entre os pontos fortes do modelo da marca francesa;

- Por outro lado, o preço próximo aos de concorrentes híbridos plug-in e o pacote magro de assistentes inteligentes de direção podem pesar contra.

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Uma das novidades do segundo semestre na Peugeot foi o lançamento do 2008 híbrido. Aquele mesmo SUV  compacto que a gente já conhece há um tempo, mas com a novidade do sistema híbrido leve de 12 Volts no motor 1.0 turbo flex de 130 cv de potência.

    O conjunto motriz eletrificado está disponível apenas na versão topo de linha GT, de R$ 181.990. Mas será que isso afetou o poder de atração do modelo da marca francesa? Confira a seguir quais são os argumentos a favor e outros que podem fazer você mudar de ideia e olhar para a concorrência.

    O Peugeot 2008 é equipado com um motor 1.0 turbo flex de 130 cv de potência
    Crédito: Divulgação
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    2008 híbrido: 3 razões para comprar e 2 para passar

    Razões para comprar

    1. Visual

    Um dos grandes diferenciais competitivos do Peugeot 2008 é justamente o visual bem mais arrojado que o de boa parte dos SUVs compactos do mercado brasileiro.

    Além de ser um dos poucos produtos da gama atual da Stellantis que também é oferecido na Europa, o 2008 se beneficia dos elementos estéticos vindos dos modelos maiores da marca francesa, que fazem esse SUV parecer mais caro e sofisticado do que é.

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      Por dentro e por fora, o 2008 agrada pelas linhas arrojadas
      Crédito: Divulgação
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      2. Visual interno

      Mesmo com aquele padrão de plásticos - rígidos - típico dos SUVs compactos produzidos aqui no Mercosul, o Peugeot 2008 entrega um painel com belas linhas, além de um chamativo painel digital configurável e com efeito 3D.

      Mas uma coisa que eu curto muito nos Peugeot 2008 é o layout chamado pela fábrica de i-Cockpit. Bem diferente do tradicional, é marcado pelo quadro de instrumentos que é visto por cima do volante.

      3. É híbrido no documento

      No uso normal, o sistema híbrido leve de 12 Volts impacta pouquíssimo no consumo de combustível do Peugeot 2008 GT, que registra médias (com gasolina) de 13,7 km/l (estrada) e de 13 km/l (cidade).

      O maior benefício está em ter o "híbrido" no documento. Dependendo do estado, isso pode garantir descontos ou até mesmo isenção do IPVA. Além de te livrar do rodízio de veículos na capital paulista.

      Embora já tenha o "híbrido" no documento, o impacto da eletrificação é pequeno no consumo
      Crédito: Divulgação
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      Razões para passar

      1. É híbrido leve

      O sistema híbrido leve de 12 Volts está entre os mais simples tipos de eletrificação usados atualmente na indústria. Por isso mesmo, não dá para esperar que o Peugeot 2008 híbrido entregue números impressionantes de consumo.

      Por exatos R$ 8 mil a mais, você pode levar o híbrido plug-in BYD Song Pro. Um SUV maior - de porte médio -, que é equipado com um conjunto motriz de 223 cv de potência e pode rodar até 39 quilômetros no modo 100% elétrico.

      2. Não tem pacote ADAS 

      Esse é o pecado mais difícil de engolir no 2008 híbrido. Apesar do visual moderníssimo por dentro e por fora, o modelo não é equipado com um pacote ADAS completo mesmo na versão de topo de linha GT Hybrid.

      Se você faz questão de itens como frenagem autônoma e controlador adaptativo de velocidade - ambos ausentes no modelo da Peugeot -, uma opção é o Renault Boreal, modelo maior e equipado com um motor 1.3 turbo de 163 cv de potência. E que sai por R$ 179.990 na versão Evolution.

      Vida difícil: o 2008 híbrido concorre na mesma faixa de preço de modelos mais completos e com conjuntos motrizes mais econômicos
      Crédito: Divulgação
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