Meus 207 mil de 207: faça o seu carro durar mais

Há quem diga que quem faz o carro é o dono. Espero estar fazendo um bom trabalho

  1. Home
  2. Dicas
  3. Meus 207 mil de 207: faça o seu carro durar mais
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nem parece, mas há exatos 15 anos que eu retirei o meu Peugeot 207 XRS zero-quilômetro da concessionária. Mentira. É tempo demais. Mais tempo que a maioria passa com um mesmo automóvel. Tanto tempo que até a loja já fechou.

A real é que eu não tenho motivo nenhum para trocar o 207. O meu trabalho aqui no WM1 me faz rodar com um carro zerinho diferente praticamente a cada semana. Sem contar que, a cada ano que passa, estou mais perto de ficar livre do IPVA. Afinal, automóveis com mais de 20 anos de uso estão isentos da cobrança do imposto aqui em São Paulo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas, além da parte prática do negócio, essa experiência de mais de 207 mil quilômetros com um mesmo carro me fez aprender bastante coisa sobre como fazer um automóvel durar mais. E você? Estaria disposto a fazer essa experiência?

O 207 está bem perto de ficar isento do IPVA aqui em São Paulo
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Dicas de como fazer o seu carro durar mais

1. Manutenção em dia

Seja na concessionária ou em um mecânico de confiança, o ponto básico para o seu carro durar mais é fazer revisões periódicas sempre dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante.

Não faça economia quando o assunto é manutenção ou uso do carro. Eu mesmo só uso óleo de primeira e gasolina aditivada. Caso contrário, a vida pune. E, quase sempre, a conta de reparo que chega é maior que a economia que você teve lá atrás.

2. Mecânico de confiança

Outro ponto fundamental: tenha sempre uma rede de profissionais para cuidar do seu carro. Isso inclui não só um mecânico de confiança, mas também aqueles locais para fazer serviços mais específicos, como o alinhamento de direção e o balanceamento de rodas ou o reparo do ar-condicionado.

Assim, você reduz praticamente a zero as chances de ser enrolado por um serviço mal feito ou uma manutenção desnecessária e cara. Para saber em quem confiar, vale sempre buscar a recomendação de amigos que manjam de carro.

Não faça economia: nem no uso, nem na manutenção
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Esteja atento aos sinais

Depois de tanto tempo de convivência, você passa a perceber claramente quando algo está ruim com o carro. E aí é hora de parar para fazer aquela revisão cuidadosa na máquina.

Afinal, carros dão vários sinais antes de quebrar de vez. O erro está em ignorar os recados. O meu Peugeot 207 me deixou pouquíssimas vezes na mão em 15 anos de uso. Em todas, a culpa foi minha, por achar que poderia adiar um reparo.

4. Dirija na boa

Dirigir bem não é rodar 100% do tempo no limite. Uma ou outra acelerada é bacana e saudável. Mas fazer isso todo o tempo é um risco para você. E para o carro.

Eu mesmo sou daqueles que sempre desvia de buracos e não fica alongando as marchas de maneira desnecessária. Depois de 15 anos e quase 210 mil quilômetros rodados, só mexi na suspensão do 207 para trocar peças de desgaste normal. E o motor eu nunca tive que fazer. Não baixa líquido de arrefecimento. E nem óleo.

São 15 anos de convivência e quase 210 mil quilômetros com esse Peugeot 207
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

5. Esteja pronto para surpresas

Mas, verdade seja dita: o tempo é implacável. Mesmo que você cuide bem do seu carro, é inevitável que - depois de tanto tempo - surja ou um outro problema inesperado. E sem sinal algum de que algo iria dar ruim.

E o que ajuda a reduzir as chances de problemas mais críticos e inesperados? É justamente manter o plano de revisão em dia. E com o mecânico da sua confiança.

Vale a pena comprar um Peugeot 207?

Está pensando em comprar um Peugeot 207? Pois, atualmente, essa é uma das opções disponíveis na faixa de R$ 20 mil a R$ 30 mil.

Pode ser uma bela opção de primeiro carro, já que mesmo o motor 1.4 de 82 cv de potência das versões mais baratas entrega um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.

Por outro lado, não é exatamente um automóvel que aceite falta de manutenção e gambiarra. Se conseguir achar um exemplar zeradinho e com as revisões em dia, você terá um belo carro. E por um preço bem acessível.

Com revisões periódicas, o conjunto motor e câmbio raramente vai dar dor de cabeça. Já a suspensão vai exigir mais atenção e paciência, já que não é tão robusta.

Veja também

    Tags:Peugeot
    Comentários
    Wid badge