Qual SUV compacto vai mais longe com tanque cheio?

Vamos comparar as autonomias rodoviárias com gasolina dos cinco SUVs compactos mais econômicos do país para descobrir

  1. Home
  2. Bolso
  3. Qual SUV compacto vai mais longe com tanque cheio?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Resolvemos comparar os dados oficiais dos cinco SUVs mais econômicos do mercado brasileiro - segundo as informações do programa de etiquetagem do Inmetro - para tirar uma dúvida pertinente: qual SUV compacto vai mais longe em um percurso rodoviário com gasolina no tanque?

A questão é válida porque a resposta não depende unicamente dos números de consumo, mas também do tamanho do tanque do carro, algo que reflete diretamente na autonomia. Ficou curioso? Então vamos descobrir agora qual dos cinco vai mais longe com o tanque cheio.

Qual SUV compacto vai mais longe?

1. Ford EcoSport

O Ford EcoSport é o líder dessa lista e prova que tamanho de tanque de combustível faz a diferença. Em números de consumo ele foi apenas o terceiro colocado - com 8,3 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada com etanol; e 11,6 km/l e 13,1 km/l, respectivamente, com gasolina -, mas o volume de seu tanque de combustível, de 52 litros, é capaz de oferecer a maior autonomia entre os cinco primeiros colocados: 681 quilômetros.

Ford EcoSport Freestyle
Ford EcoSport com motor 1.5 Dragon é o SUV compacto que vai mais longe com gasolina no tanque
Crédito: Divulgação

2. Chevrolet Tracker

A nova geração do SUV da GM é a opção mais econômica entre os utilitários compactos (com motor 1.0 turbo), mas nesse quesito de ir mais longe fica apenas com a segunda colocação, graças ao tanque de combustível menor que o do modelo da Ford.

Com capacidade para 44 litros, o carro da GM - que faz 9,0 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13 km/l e 14,8 km/l, respectivamente, com gasolina - alcança 651 km de autonomia.

Chevrolet Tracker LT 1.0
Chevrolet Tracker com motor 1.0 turbo é o SUV mais econômico do Brasil, mas não o que vai mais longe
Crédito: Fernando Miragaya/WM1

3. Honda HR-V

Outro modelo que mudou de posição foi o Honda HR-V Touring, que usa motor turbo. Quinto colocado entre os SUVs compactos mais econômicos, passa a ser o terceiro carro na categoria que considera os utilitários que vão mais longe com gasolina no tanque.

Isso porque seu eficiente conjunto 1.5 de 173 cv e 22,4 kgf.m de torque, somente a gasolina - que consegue render 11,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada - faz com que ele rode até 643 km graças ao tanque de 51 litros.

Honda HR-V branco na estrada visto de frente
Honda HR-V Touring é a variante mais econômica do modelo da marca japonesa
Crédito: Divulgação

4. Suzuki Vitara

O surpreendente quarto colocado entre os SUVs compactos mais econômicos manteve a posição na lista de carros que vão mais longe com gasolina no tanque. O Suzuki Vitara equipado com motor 1.6 aspirado a gasolina de 126 cv - que faz, segundo o Inmetro, 11,6 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada - consegue atingir 620 km de autonomia graças ao tanque de 47 litros.

Suzuki Vitara
Suzuki Vitara é o quarto SUV compacto mais econômico do Brasil e também o quarto entre os que vão mais longe
Crédito: Divulgação

5. JAC T40

O JAC T40 cai para a última posição dessa lista, apesar de ser o segundo mais econômico da lista, justamente por ter um tanque de combustível considerado pequeno. Com apenas 42 litros, o carro que consegue fazer 11,9 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina tem 508 quilômetros de autonomia.

JAC T40 CVT
JAC T40 é o segundo SUV compacto mais econômico do Brasil, mas o quinto na ordem dos que vão mais longe
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
Tags:Lista
Comentários