Fabricado em Goiana, Pernambuco, o Commander ocupa a lacuna que existia entre o Compass e o Grand Cherokee no portfólio da Jeep. O novato tem a missão de competir na categoria de SUVs de sete lugares contra o Caoa Chery Tiggo 8 e o Volkswagen Tiguan. As versões 4x4 turbodiesel enfrentam Mitsubishi Outlander, Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.
Baseado em uma variante alongada da plataforma do Compass, o Commander é movido pelo motor GSE 1.3 turboflex de quatro cilindros com injeção direta e controle inteligente das válvulas de admissão. Esse propulsor gera 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 27,5 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático Aisin de seis marchas. A tração é sempre dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial.
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Já o motor Multijet 2.0 turbodiesel, também com quatro cilindros e injeção direta, entrega 170 cv e 38,7 kgf.m (3 kgf.m a mais do que Renegade, Compass e Fiat Toro). Neste caso, a transmissão automática da ZF possui nove velocidades, conectada ao sistema de tração 4x4 sob demanda com reduzida e bloqueio dos diferenciais central e traseiro.
Na época do lançamento, o Commander custava a partir de R$ 199.990. Após um aumento de preços de até R$ 8 mil aplicado no começo de outubro, o SUV é vendido pelos seguintes valores: Limited T270 flex (R$ 205.990), Overland T270 flex (R$ 227.990), Limited T380 diesel (R$ 265.990) e Overland T380 diesel (R$ 287.990).
As revisões do Jeep Commander
Commander T270 turboflex
Pesquisamos os valores das revisões até 60 mil quilômetros do SUV de sete lugares, de acordo com a sua motorização. Segundo a Jeep, as manutenções periódicas das versões Limited e Overland com motorização turboflex são feitas anualmente ou a cada 12 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). Confira o valor de cada uma das visitas à concessionária:
- 12.000 km: R$ 589
- 24.000 km: R$ 688
- 36.000 km: R$ 759
- 48.000 km: R$ 709
- 60.000 km: R$ 1.193
- Total: R$ 3.938
Commander T380 turbodiesel 4x4
Já as revisões do Commander Limited ou Overland com motor turbodiesel e tração 4x4 também são realizadas a cada 12 meses, mas o intervalo de quilometragem é de 20 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). Veja quanto custarão as visitas à concessionária:
- 20.000 km: R$ 1.026
- 40.000 km: R$ 1.078
- 60.000 km: R$ 1.643
- Total: R$ 3.747
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