O SUV elétrico e-tron, lançado no primeiro semestre de 2020, foi o primeiro carro a oferecer esse sistema. O segundo foi o e-tron Sportback, apresentado no fim do ano passado - nos dois casos, o equipamento é oferecido como opcional e custa R$ 13 mil. Só que a moda pegou: lojas de autopeças passaram a vender câmeras que projetam as imagens dos retrovisores na central multimídia. Vale a pena?
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Vale lembrar que quem também oferece item parecido são os Honda Accord, Civic e outros carros com proposta de luxo da marca japonesa - desde meados desta década. Neles, os retrovisores são normais, mas câmeras instaladas na parte de baixo da peça projetam imagens na tela do multimídia sempre que o motorista aciona a seta para mudar de faixa ou fazer conversões.
Se você curtiu a ideia, cuidado: qualquer tipo de instalação que mexa com o sistema elétrico do carro, feita fora de uma concessionária autorizada, pode anular a garantia oferecida pelo fabricante - obviamente, se for feita dentro do período de cobertura.
Pois agora vamos elencar os prós e contras de instalar essa câmera no retrovisor (que é feita sobre o vidro, e não no lugar da peça).
Pontos positivos
- Facilidade para enxergar o meio-fio durante balizas.
- Fim de pontos-cegos laterais.
- Gravação de imagens em um back-up como forma de segurança.
- Praticidade de poder olhar para a central multimídia, sem precisar utilizar o retrovisor.
Pontos negativos
- O preço da câmera não é alto (de R$ 70 a R$ 180), mas problemas elétricos podem acontecer por não ser um equipamento original.
- Algumas funções da central multimídia podem perder a configuração por não estarem preparadas para receber a nova função.
- Câmeras plugadas sobre os retrovisores não trazem ganho aerodinâmico ao carro, como fazem as dos SUVs da Audi, que substituem os espelhos originais e são bem menores.
- Distância de segurança de outros carros e objetos exagerada: em manobras, as câmeras mostram obstáculos extremamente perto do carro, mas que na realidade não estão tão próximos.
Nossa recomendação é a seguinte: para carros ainda cobertos por garantia, a sugestão é não optar por esse tipo de tecnologia por enquanto - se este for o seu caso, é melhor comprar duas lentes convexas de retrovisores que podem ser coladas nos vidros para facilitar em manobras.
Agora, se o seu carro estiver fora da garantia, nossa sugestão é pesquisar muito sobre o lugar e seu histórico de serviços e procurar conhecer pessoas que já fizeram a instalação e a procedência de seus produtos. Tente "chorar", também, por algum tempo de garantia do trabalho, justamente para conseguir acompanhar o processo de adaptação do seu automóvel à nova tecnologia.
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