A prática, apesar de trabalhosa, é simples. Sempre acompanhada de alinhamento e balanceamento, a ordem para troca de posição dos pneus varia de acordo com o fabricante do carro. A recomendação é sempre verificar o manual do proprietário para seguir corretamente as instruções do rodízio de pneus.
Veja ofertas de carros 0km, seminovos e usados em nosso estoque
Carros com tração dianteira tendem a gastar mais os pneus da frente. O pensamento é lógico. Já que as rodas dianteiras são as responsáveis por colocar o carro em movimento, sofrem mais com a fricção da borracha com o asfalto.
Dessa forma, esses pneus devem ir para a traseira do carro e seguir nos seus respectivos lados. O dianteiro esquerdo para a traseira esquerda e o dianteiro direito para a traseira direita.
Os pneus traseiros, porém, devem ser colocados na dianteira de forma cruzada, em formato do 'X'. Ou seja: o traseiro direito vai para dianteira esquerda e o traseiro esquerdo para a dianteira direita.
Já os carros com tração traseira e pneus idênticos nas quatro rodas seguem a lógica inversa. Traseiros para a dianteira e mantém o mesmo lado; e dianteiros para a traseira em formato de X.
É importante destacar que o rodízio de pneus deve ser seguido sempre de alinhamento e balanceamento, para que os conjuntos e rodas estejam em condições ideais e sofram desgaste mais uniforme. Com esse cuidado, a tendência é que eles durem mais.
Comentários