Saiba a hora certa de trocar o pneu do veículo

Rodar com pneu careca ou em mau estado rende multa e compromete a dirigibilidade e a segurança do automóvel

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Redação WM1
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Rodar com os pneus carecas ou danificados é considerado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) conduzir veículo em mau estado de conservação, o que resulta em infração grave, com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195,23 - além da possibilidade de retenção do automóvel para regularização.

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Além das penalidades previstas em lei, utilizar pneus em condições inadequadas coloca você e quem estiver a bordo em risco, com comprometimento da dirigibilidade e menor aderência à pista. Por isso mesmo, destacamos aqui como avaliar quando chegou a hora de substituir o componente por um novo.

TWI

Marcação TWI (em vermelho) indica se a banda de rodagem do pneu já está desgastada e exige troca
Marcação TWI (em vermelho) indica se a banda de rodagem do pneu já está desgastada e exige troca
Crédito: Divulgação
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A principal dica é observar uma marcação chamada TWI (thread wear indicator, ou indicador de desgaste da banda de rodagem). O TWI é um ressalto de borracha posicionado de forma transversal no sulco do pneu, entre as saliências da banda de rodagem.

O ressalto tem, de acordo com a Bridgestone, fica a 1,6 mm dessas saliências e, quando a banda atinge o mesmo nível dessa marcação, significa que o pneu já está "careca" e tem de ser trocado.

Bolhas, rasgos ou perfurações

Mesmo que o TWI aponte que a banda de rodagem ainda está em bom estado, outros fatores podem determinar a troca imediata. A formação de bolhas e rasgos, sobretudo na parte lateral do pneu, pode comprometer a eficiência do componente. Leve o pneu a um autocentro de confiança para verificar se é o caso de substituição. Rasgados e perfurações na lateral, geralmente, "condenam" o pneu, comprometendo sua estrutura e impossibilitando o reparo. Avalie caso a caso.

Tudo ao mesmo tempo?

Segundo a Bridgestone, o ideal é sempre trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, proporcionando que todos rodem nas mesmas condições. A troca do conjunto completo é recomendada quando os quatro pneus apresentam desgaste uniforme. Se um par estiver mais desgastado, dá para substituir apenas os pneus de um eixo, sempre em dupla, para não desequilibrar o veículo. Note que o par novo deve ir sempre no eixo traseiro, para dar mais estabilidade. Os pneus mais gastos devem ir na frente porque lá está o sistema de direção, que permite ao condutor fazer correções em uma eventual perda de aderência

Mantenha as especificações originais

Lateral do pneu traz uma série de códigos que indicam suas medidas e especificações
Crédito: Divulgação
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Ao fazer a substituição, atente para colocar pneus de mesmas medidas e especificações das unidades gastas. Essas informações estão nas laterais do pneu, indicando se é radial ou diagonal, além de informar diâmetro, altura e largura, bem como índices de carga e velocidade. O código 175/70R13 82T, por exemplo, significa que o pneu tem 175 mm de largura da banda de rodagem e a altura corresponde a 70% dessa medida. A letra "R", por sua vez, informa que o componente é radial, enquanto o numeral 13 diz que o pneu tem 13 polegadas de diâmetro. A dezena 82, por sua vez, informa o índice de carga (no caso, 475 kg por unidade) e a letra T aponta o índice de velocidade - até 190 km/h com carga máxima.

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Crédito: Webmotors
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