Segurança prioritária, mas com preço acessível

Confira cinco carros usados que já têm seis airbags e controle de estabilidade, e que custam na faixa dos R$ 30 mil

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Lucas Cardoso
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Os atuais carros zero-quilômetro de entrada atingiram um patamar de segurança que antes só era visto nos modelos mais completos. Seis airbags de série e controles de estabilidade e tração, por exemplo, já viraram quase que requisitos mínimos.

Segurança prioritária, mas com preço acessível

Esse avanço no conjunto, é claro, cobra mais do bolso do comprador. Um modelo novo com esses equipamentos hoje, por exemplo, não sai por menos de R$ 82.890 - preço cobrado pelo Hyundai HB20, na versão básica Sense 1.0 manual.

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Mas será que é possível ter os mesmos equipamentos investindo menos? A resposta é sim. Para ser exato, em alguns cenários, por quase R$ 50 mil a menos. Apesar de parecerem novidades, as bolsas laterais e de cortina, bem como o sistema eletrônico de estabilidade, já estão no mercado há muito tempo.

Com isso, é possível encontrar modelos mais antigos e bem cuidados que são equipados com esses recursos. Fizemos uma lista com cinco usados de até R$ 55 mil que já têm esses equipamentos. Confira:

Renault Fluence 2013 (1)
O Renault Fluence é um sedã com design elegante, interior refinado e desempenho vigoroso
Crédito: Divulgação
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Renault Fluence

A Privilege era a versão topo de gama Fluence durante os primeiros anos de vida do sedã médio. Mesmo na primeira linha, de 2012, a configuração entregava um conjunto muito completo.

Nessa versão, o três volumes francês vinha com motor 2.0 aspirado, de 143 cv e 20,3 kgf.m de torque, casado com um câmbio CVT de seis velocidades. A lista de equipamentos incluía os seis airbags, cinto de três pontas, encosto de cabeça para todos os ocupantes, direção elétrica e controle de cruzeiro.

Em comodidades, tinha ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, volante multifuncional, multimídia e teto solar elétrico. No estoque da Webmotors, o sedã pode ser encontrado nessa configuração com preços a partir de R$ 36 mil.

O Chevrolet Cruze é vendido até hoje no mercado brasileiro nas versões sedã e hatch
Crédito: Divulgação
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Chevrolet Cruze Hatchback

Na versão LTZ, o Cruze de primeira geração era praticamente exemplar no quesito segurança. O modelo topo de gama usava o motor Ecotec 1.8 flex, de 144 cv e 18,9 kgf.m de torque, e tinha transmissão automática de seis marchas.

A lista de equipamentos da configuração ano 2012 incluía os seis airbags, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, isofix, sensor crepuscular, rodas aro 17 de liga, start-stop e central multimídia com USB e MP3.

No lançamento, em 2012, custava R$ 79.900. A versão mais completa do hatch médio pode ser encontrada, hoje, com preços a partir de R$ 51 mil no estoque da Webmotors.

O Fiat Freemont é irmão quase gêmeo do Dodge Journey e uma boa opção de carro para famílias grandes, com bons itens de segurança
Crédito: Divulgação
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Fiat Freemont

O Fiat Freemont é um modelo pouco lembrado, mas que oferecia um conjunto satisfatório para um SUV médio. Em sua versão Precision, o utilitário irmão quase gêmeo do Dodge Journey tinha motor 2.4 a gasolina, de 172 cv e 22,4 kgf.m, câmbio automático de seis marchas e suspensão traseira independente.

Além dos seis airbags e dos controles de tração e de estabilidade, que definimos como critério, tinha sistema anticapotamento inteligente, controle de reboque, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, chave presencial, retrovisor eletrocrômico e central multimídia de 4,3 polegadas com conexões Bluetooth e USB.

Quando lançado, em agosto de 2011, o Freemont tinha preços partindo de R$ 81.900. Hoje, o SUV pode ser achado na versão topo a partir de R$ 39.500. Confira no nosso estoque.

O Peugeot 308 pode ser encontrado com motor 2.0 de 151 cv ou 1.6 turbo THP com 165 cv
Crédito: Divulgação
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Peugeot 308

Lançado por aqui em 2012, o Peugeot 308 tinha na sua versão Feline a alternativa mais completa. Podia ter o motor 2.0 aspirado flex, de 151 cv de potência e 22 kgf.m de torque, com transmissão automática de quatro velocidades, ou o turbo 1.6 THP a gasolina, de 165 cv e 24,5 kgf.m de torque, combinado com uma transmissão mais moderna, de seis marchas, da Aisin.

O conjunto de equipamentos era igual na dupla, com lista praticamente completa, incluindo os seis airbags e os controles eletrônicos de estabilidade e tração. A versão também tinha tinha ar-condicionado dual zone, direção elétrica, central multimídia, faróis com acendimento automático, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, entre outros itens.

Em seu lançamento, a versão mais completa do hatch francês custava R$ 70 mil com motor 2.0 e R$ 75 mil na versão turbo. Atualmente, o modelo pode ser encontrado com preços a partir de R$ 34 mil no nosso estoque.

Apesar do câmbio automatizado mal falado, o New Fiesta é bem equipado inclusive na parte de segurança
Crédito: Divulgação
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Ford Fiesta

O Ford Fiesta é outro hatch médio que tinha versões bem completas, e a dupla Titanium e Titanium Plus eram as que mais agradavam nesse ponto. As configurações tinham o mesmo motor Sigma 1.6 aspirado flex, de até 130 cv e 16 kgf.m de torque.

A transmissão nas versões era a automatizada de dupla embreagem seca, com seis marchas. Aquela mesmo, a criticada Powershift que, embora não fosse das melhores, pagou muito pelos donos descuidados.

O conjunto de equipamentos tinha, é claro, o alvo da nossa lista (seis airbags, controles de estabilidade e tração), além de outros itens bastante interessantes. A chave presencial, o multimídia com Bluetooth e USB, o volante multifunção, com ajustes de altura e profundidade, são alguns dos exemplos.

Produzido no Brasil a partir de 2013, o então New Fiesta cobrava pela versão Titanium 1.6 automática um valor perto de R$ 51 mil. No estoque da Webmotors, é possível encontrar o hatch médio completão por R$ 34 mil.

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