DPVAT é pago juntamente com o IPVA? Tire dúvidas

Seguro obrigatório do veículo deve ser quitado juntamente com o IPVA, que já teve o calendário divulgado em SP

  1. Home
  2. Bolso
  3. DPVAT é pago juntamente com o IPVA? Tire dúvidas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com o início de cada ano, chega a hora de pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, Seguro DPVAT e eventuais multas pendentes do veículo. A data para quitar cada débito é definida pelo final da placa e o IPVA é tradicionalmente a conta que chega primeiro ao contribuinte. No estado de São Paulo, o calendário do tributo já foi divulgado e o pagamento em 2019 vai de 9 de janeiro a 22 de março para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro–ônibus, motos e similares. O imposto teve redução de 3,34%.

A data do vencimento da cota única do IPVA, que em São Paulo dá direito a 3% de desconto, é a mesma para quitar o seguro DPVAT. No caso de veículos isentos de recolher o imposto, o DPVAT deve ser pago juntamente com o licenciamento anual ou o primeiro emplacamento, no caso de veículos zero-quilômetro.

De acordo com a Seguradora Líder, que administra o DPVAT, o custo do seguro terá uma redução de 63,3% em 2019. No ano que vem, automóveis, caminhonetas, táxis e carros de aluguel recolhem R$ 12 e motos, motonetas e similares, R$ 80,11.

Tradicionalmente, o licenciamento acontece no estado paulista de abril a dezembro, também seguindo cronograma organizado de acordo com o final da placa. O calendário do licenciamento para São Paulo deve ser divulgado pelo Detran-SP somente no início de abril do ano que vem. Vale ressaltar o cidadão deve também quitar eventuais multas não pagas para liberar a guia de pagamento do licenciamento.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors