Sentra 2023: quem são os rivais do sedã da Nissan

Apesar de ser um sedã, concorrente de Toyota Corolla e cia, alguns SUVs também acabam entrando na disputa de clientes

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Sentra 2023: quem são os rivais do sedã da Nissan
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Calma, o título desta reportagem não é tão óbvio quanto parece. Muita gente vai dizer: "o Nissan Sentra 2023 é rival de Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e demais sedãs médios dessa faixa de preço", mas vocês sabem que a coisa não é bem assim.

Isso porque muita gente hoje em dia compra carro pela faixa de preço, não por categoria. Sempre me lembro da pergunta de um amigo, alguns anos atrás: "Compro um Toyota Etios zero-quilômetro, um Citroën C4 Lounge semi-novo ou uma picape Chevrolet S10 antiga e preparada?"

Pois é nessa pegada que listamos abaixo cinco rivais do sedã da Nissan, renovado recentemente e oferecido em duas versões de acabamento: a Advance, de R$ 148.490,  e a Exclusive, de R$ 171.590.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os grandes rivais do Sentra 2023

1. Toyota Corolla

Sim, existem três versões do modelo da marca japonesa que enfrentam o Sentra 2023 diretamente - em preço, porte e por ser do próprio segmento.

Falamos da versão GLi, rival do Sentra Advance, que custa R$ 146.890; e também da configuração GR-Sport ou mesmo da Altis Premium, de R$ 175.590 e R$ R$ 176.190, respectivamente, que competem com o Sentra Exclusive.

As três variantes do Corolla usam motor 2.0 aspirado, assim como o Sentra, apesar do pacote de itens de série ser diferente em cada uma delas.

O Corolla, hoje, tem preços que começam na faixa dos R$ 146 mil, próximo ao valor do Sentra Advance
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Honda HR-V

O Honda HR-V também é concorrente do Nissan Sentra. A configuração de entrada do sedã, a Advance (de R$ 146.890), disputa mercado com a variante inicial do SUV compacto, chamada de EX Honda Sensing (que começou a ser vendida por R$ 143.900 no ano passado, mas hoje custa R$ 148.900).

Mas há diferenças. O carro da Honda é mais moderno, tem itens de condução semiautônoma de série em todas as versões e é feito sobre uma plataforma totalmente nova.

O Sentra, por sua vez, é novo por aqui, mas fabricado sobre a mesma plataforma desde 2019, quando foi inaugurada lá fora. Apesar de menos moderno, ele é mais potente e mais forte, embora beba somente gasolina.

Os Honda HR-V EX e EXL, ambos com motorização aspirada, concorrem com o Sentra de entrada pelo preço
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

3. Chevrolet Cruze

Apesar de "esquecido", o Chevrolet Cruze ainda existe e também é uma ótima opção para quem tem cerca de R$ 150 mil.

A variante sedã, hoje, custa a partir de R$ 148.650 - apenas R$ 160 a mais que o modelo de entrada da Nissan. Apesar de mais velho, o Cruze ainda pode ser considerado moderno, tem boa lista de itens de série e ainda vem com motor turboflex, o que pode ser um diferencial.

Note que o hatch Sport6 na versão RS é mais caro: R$ 168.190. Por esse valor, acaba se tornando mais uma alternativa para quem já pensa em gastar algo próximo a R$ 170 mil - mais ou menos o que pede a versão mais sofisticada do Sentra.

O Chevrolet Cruze ainda existe no mercado, tem muita tecnologia e motor 1.4 turboflex
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Hyundai Creta

Mais um SUV que pode roubar clientes do Sentra - e vice-versa. O Hyundai Creta hoje custa iniciais R$ 128.290 na versão de entrada Comfort da última geração, mas o preço pode chegar a R$ 181.490 na versão mais sofisticada, a recém-lançada, chamada de N Line Night Edition.

Por essa distância de preços, é óbvio que muita gente pode ter dúvida entre os dois modelos. O Creta mais próximo ao Sentra Advance é o Platinum 1.0 turboflex, de R$ 151.790; já o Creta que mais rivaliza com o Sentra Exclusive é o Ultimate 2.0, de R$ 172.790.

O Hyundai Creta Platinum seria uma opção para quem tem R$ 150 mil na mão
toggle button

5. Jeep Renegade

Botamos em último da lista o Jeep Renegade pela importância do modelo da Stellantis nessa faixa de preço e também pela ampla variedade de versões e preços que o oferece. Mas também poderíamos ter listado Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Nivus, Fiat Fastback e muito mais.

Isso falando apenas de carros zero-quilômetro, sem entrar na possibilidade de adquirir um seminovo - até porque, se assim fosse, a lista teria opções infinitas. E você pode ver todas elas na Webmotors.

Mas optamos pelo Renegade, cujas versões começam em R$ 134.190 e chegam a R$ 173.690. A variante do Jeep que mais se aproxima do sedã da Nissan é a Longitude, que hoje custa R$ 149.490.

Já as configurações Trailhawk ou Série S, ambas 4x4, custam R$ 173.690 e disputam clientes diretamente com o Sentra Exclusive.

O Renegade é um entre vários SUVs que podem roubar clientes do Sentra - e vice-versa
Crédito: Jeep/Divulgação
toggle button

 

Comentários
Wid badge