Comprar um SUV por até R$ 80 mil parece missão difícil. Afinal, esse é o valor cobrado por hatches tradicionais, como Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e similares.
Mas alguns SUVs que já saíram de linha continuam sendo ótimas opções para quem busca um carro espaçoso, confortável e bem equipado sem estourar o orçamento.
Separamos quatro SUVs que não são mais produzidos - seja o modelo em si, ou alguma configuração específica -, mas que ainda fazem bonito no mercado de seminovos pelo conjunto mecânico, pela lista de itens de série ou mesmo pelo custo-benefício que oferecem frente aos modelos mais novos.
Veja se vale a pena botar algum deles na sua garagem:.
O Tiggo 3X ficou pouco tempo no mercado, mas deixou uma boa impressão. Com visual moderno, motor 1.0 turbo de 102 cv de potência e 17 kgfm de torque e câmbio continuamente variável (CVT), o modelo tem proposta urbana e entrega uma lista de equipamentos bem completa. É equipado com multimídia de nove polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital e piloto automático.
Com a saída precoce de linha, o preço caiu bastante — o que o torna uma boa opção entre os seminovos turbo mais acessíveis.
Antes do motor 1.3 turbo, o Captur usava o 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm de torque com câmbio continuamente variável (CVT), mais simples porém bem conhecido.
A versão Intense de 2019 já vinha com bom acabamento interno, central multimídia, chave presencial e sensor de ponto cego.
É um SUV com visual robusto, espaço interno bem bacana e preço atual convidativo — especialmente para quem prioriza conforto e design.
Antes de ser ofertado somente como um SUV 1.3 turbo de 185 cv, o Renegade teve outras configurações que também tinham seu carisma. É o caso das unidades com motor 1.8 de 139 cv.
Assim como o modelo atual, o Renegade mais antigo tem um público cativo. Isso se deve ao visual diferenciado, à posição de dirigir elevada e ao acabamento acima da média, principalmente nas versões intermediárias/topo, como é o caso da versão Longitude.
Com controles de tração e estabilidade, central multimídia e rodas de liga, essa versão oferece um pacote atrativo para quem busca um Jeep de verdade sem gastar demais.
Foi um dos últimos modelos produzidos pela Ford antes do encerramento da fabricação nacional pela marca. O EcoSport 1.5 de 137 cv de potência e 16,2 kgfm de torque tinha câmbio automático e bom desempenho na cidade.
O pacote de equipamentos é composto por central com Android Auto/Apple CarPlay, Bluetooth, computador de bordo, ar-condicionado e controle de estabilidade.
Mas o destaque mesmo fica por conta do custo de manutenção acessível para a categoria e para a boa dirigibilidade para o dia a dia.