Usado Novo: no Fiat 500, a diversão custa pouco

O simpático subcompacto tinha conjuntos mecânicos eficientes, sete airbags de série e hoje custa a partir de R$ 30 mil

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Lucas Cardoso
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O Fiat 500 chegou por aqui em 2009 já na sua segunda geração. Importado inicialmente da Polônia, o subcompacto com quatro assentos e duas portas não escondia que seu alvo que era o público urbano, especialmente solteiros, solteiras, casais sem filhos ou mesmo famílias pequenas.

Também pudera: o carrinho, cujo nome/número em italiano é "Cinquecento", não era um carro para quem buscava o espaço interno. Por outro lado, o modelo da Fiat sempre foi reconhecido por se sair bem em outros quesitos, como desempenho, dinâmica e design.

Fiat 500 F1
O charmoso Fiat 500 chegou ao mercado brasileiro no fim de 2009
Crédito: Divulgação
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Usado Novo: no Fiat 500, a diversão custa pouco

Um conjunto de qualidades, mas que sempre teve preço elevado durante todo seu ciclo de vida em linha - atualmente, apenas a versão elétrica 500e está disponível.

Na época do lançamento, a versão básica do dois volumes custava R$ 62.870. Era mais do que os R$ 53.600 iniciais pedidos por um Stilo ou que os R$ 56.980 pedidos por um Volkswagen Golf. Os valores do subcompacto pareciam caros para a época, mas atualmente o 500 pode ser encontrado com preços na casa dos R$ 30 mil.

Nessa faixa, o pequenino da Fiat pode se tornar uma boa alternativa. Especialmente quando comparamos o carrinho com alguns modelos zero-quilômetro de entrada disponíveis.

Fiat 500 F2
O subcompacto teve algumas versões lançadas por aqui. Como a Cult, que tinha motor 1.4 Fire flex
Crédito: Divulgação
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Conjunto mecânico valente

A começar pelo conjunto mecânico do Fiat, formado pelo motor 1.4 Fire 16 válvulas a gasolina, que nessas primeiras linhas rendia 100 cv de potência e 13,4 kgf.m - números consideráveis para um carro de apenas 930 quilos.

A transmissão podia ser manual de seis marchas ou a automatizada Dualogic de cinco velocidades. Já a direção era elétrica, com elogiado raio de giro (10,6 m). Os freios de todas as versões eram a disco nas quatro rodas com aros de 15 polegadas.

Fiat 500 F3
A mecânica do subcompacto ganhou força com a versão Abarth, que tinha a versão turbo do motor 1.4
Crédito: Divulgação
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O conjunto mudou nos anos seguintes. Em 2011, com a importação do México, foi incorporado à gama de opções o motor 1.4 8V flex e melhorado o 1.4 16V Multiair a gasolina, que passava a render 105 cv.

Versão turbo do Fiat 500 chamava atenção

Três anos depois, em 2014, o motor 1.4 16V passou a ser flex e render até 107 cv. A última mudança, talvez a mais interessante, foi a entrada da versão Abarth - que trazia a versão turbo do motor 1.4, com potência de 167 cv. O zero a 100 km/h nessa versão era feito em empolgantes 6,9 segundos.

Fiat 500 F4
O interior do 500 era bem acabado, com parte do revestimento em dois tons
Crédito: Divulgação
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Com tais números e elementos, a receita da Fiat para o 500 resultava em um carro com dinâmica elogiável. As medidas também facilitavam nesse aspecto. O modelo tinha balanços dianteiro e traseiro curtos, o que o transformava num carro estável e particularmente bom de curva.

Fiat 500: compacto e bem equipado

O espaço interno, porém, era para quem buscava um carro pequeno. Algo esperado para um subcompacto de duas portas homologado para quatro pessoas. O comprimento era de 3,54 m , a largura de 1,62 m, a altura de 1,49 m, e o entre-eixos, de 2,30 m. O porta-malas levava apenas 185 litros.

A lista de equipamentos era outro ponto alto do 500. O subcompacto oferecia de série sete airbags (dianteiros, de cortina, laterais e de joelho para o motorista), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sensor de estacionamento, ar-condicionado, rádio MP3 e volante multifunção.

Os retrovisores eram elétricos e, em algumas versões, o teto solar também era elétrico. O compacto também teve uma versão cabrio, com teto retrátil.

Com 3,54 m de comprimento, o subcompacto tinha medidas ideais para ambiente urbano
Crédito: Divulgação
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Competitivo

Pelo preço cobrado à época, até que era uma lista bem caprichada. Mesmo comparado com os modelos de hoje em dia, é um conjunto bacana. O visual do 500 também era simpático por fora, especialmente pelo seu conjunto de iluminação dianteiro circular dividido em duas seções. No interior, o modelo também tinha design simpático e com bom acabamento.

De maneira geral, o 500 é um subcompacto interessante para quem busca um carro para usar na cidade. Pelo preço pedido atualmente, na casa dos R$ 30 mil, o dois volumes sai na frente em relação aos rivais atuais.

No estoque da Webmotors, é possível encontrar unidades do modelo com preço bacana e em ótimas condições. Anunciado por um proprietário de Salvador (BA), essa unidade versão Sport 1.4 16V a gasolina, ano 2010, está em ótimas condições e tem pouco mais de 93 mil quilômetros rodados. O modelo passou por todas as revisões em concessionárias Fiat e tem valor anunciado de R$ 34.900.

Como essa, é possível encontrar outras por todo o país em boas condições e com preços competitivos. Ao todo, o estoque da Webmotors tem mais de 800 Cinquecento anunciados. Confira aqui neste link.

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