O modelo demorou muito para receber a atualização de design, mas ela fez seu papel ao deixar ao dar uma atualizada no Palio. Tanto que até hoje, quando visto nas ruas, o hatch de segunda geração não destoa, principalmente se comparado aos seus rivais contemporâneos. E isso mesmo uma década depois.
As linhas do projeto Palio foram inspiradas nas de outros modelos da Fiat, como o Punto, o 500 e também o Uno, com quem o hatch ainda dividia a plataforma. A estrutura foi o que também permitiu ao dois volumes ter um ganho de espaço interno em relação à primeira geração. O entre-eixos do Palio, por exemplo, aumentou 5 cm em relação ao modelo antigo (de 2,37 m para 2,42 m).
Mecânica confiável
A linha 2012 também ampliou a lista de equipamentos do hatch. Nas versões topo, o modelo podia ter até controle eletrônico de velocidade, quatro airbags e teto-solar elétrico, recursos de certo luxo para a época - ainda mais em um compacto. Aliado a isso, o dois volumes também oferecia uma mecânica confiável.Eram três as opções de conjunto motriz: Fire 1.0, Fire 1.4 e o 1.6 E.torQ. O motor de um litro entregava até 75 cv de potência e 9,9 kgf.m de torque. A aceleração de zero aos 100 km/h era feita em cansados 15 segundos. Em contrapartida, o consumo do modelo era bem reduzido, com médias de 11,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Já na versão 1.4 potência e torque subiam para 88 cv e 12,5 kgf.m, respectivamente, o que reduzia o tempo da marca dos 100 km/h para 12,2 segundos. O salto se tornava considerável na versão 1.6, que rendia 117 cv e 16,8 kgf.m. Com esse motor, o carro precisava de 2,4 segundos a menos na marca de zero a 100 km/h (9,8 segundos).
Vida curta
Vendido em seis versões, sendo quatro com câmbio manual e duas com transmissão automatizada, o modelo se manteve com a mesma mecânica até sua despedida - foi descontinuado em 2018.Por tudo isso, não é errado pensar no Palio segunda geração como uma boa compra atual, ainda mais se considerarmos os preços altos do mercado dos zero-quilômetro.
Dado o curto tempo da sua saída de linha, achar unidades com baixa quilometragem e em bom estado de conservação não é tarefa complicada. Em uma busca rápida nos estoques da Webmotors, encontramos três modelos interessantes, sendo que um deles tem menos de 10 mil quilômetros registrados no painel.
O proprietário de um modelo 2016, da versão Attractive 1.4, aceita se desfazer do seu Palio por R$ 42 mil. A unidade está em Fortaleza (CE), e tem pouco mais de 20 mil km no hodômetro. Isso indica que o dois volumes rodou, em média, pouco mais de 3 mil km por ano. O carro tem sensor traseiro de estacionamento, mas não vai com rádio.
Dada a condição do carro, o proprietário pede R$ 45.500, cerca de R$ 5 mil acima do valor da Fipe. A lista de equipamentos inclui vidros elétricos, travas, sensor de estacionamento e rádio com bluetooth.
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