O canal de notícias da Webmotors

Usado Novo: 208 de 1ª geração é completão barato

Mesmo na primeira linha em 2013, o Peugeot tinha itens de segurança que só passaram a ser exigidos por aqui em 2020

por Lucas Cardoso

A Peugeot sempre foi uma marca apreciada essencialmente por dois quesitos: design e tecnologia. Lançada em 2013, a primeira geração do Peugeot 208 é um exemplo dessas qualidades da fabricante francesa na hora de criar novos modelos - o mesmo vale para a geração atual.
O modelo tinha o visual harmonioso desde suas primeiras linhas. Em especial, podemos citar as boas escolhas feitas na dianteira, com faróis alongados, grade ampla e capô inclinado.

Usado Novo: Peugeot 208 de 1ª geração é completão barato

Por dentro não era diferente, visto que o modelo foi o primeiro a trazer a proposta i-Cockpit da Peugeot. O volante pequeno e os instrumentos voltados para o motorista, além do próprio desenho da cabine, eram diferenciais em relação aos rivais contemporâneos do 208.
Aliás, mesmo nos dias atuais o modelo ainda faz frete a alguns concorrentes, inclusive em ergonomia.

Mecânica conhecida do Peugeot 208

O conjunto mecânico nessa geração do 208 foi formado nos primeiros anos pelos motores de quatro cilindros aspirados com 1.5 litro, 93 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque, e 1.6 litro, de 122 cv e 16,4 kgf.m. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades - mudou para seis na linha 2018. A direção era elétrica desde a versão de entrada.
Três anos depois do lançamento, em 2016, o 208 ganhou mais duas opções mecânicas. A mais interessante delas vinha na versão GT. Era o conjunto formado pelo motor turbo 1.6, que rendia até 173 cv e 24,5 kgf.m de torque, com transmissão manual de cinco marchas. Era uma versão bem apimentada. que acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Um número bem melhor comparado ao que fazia, por exemplo, o modelo com motor 1.6 aspirado - 9,7 segundos.
Além dessa mudança, a Peugeot também tirou de cena o motor 1.5, botando no lugar o três cilindros 1.2 litro, de 90 cv e 13 kgf.m de torque. Mas este não agradou muito.

Visual modernoso

À frente de seu tempo, o 208 também acertava na lista de equipamentos de comodidade e segurança. Mesmo na versão de entrada, a Active, o hatch já tinha itens como luzes de rodagem diurnas (DRLs), cintos de três pontos e apoio de cabeças para todos os ocupantes, ajuste de altura e profundidade do volante, ar-condicionado, airbag duplo e ABS, entre outros.
Alguns desses itens, como o cinto de três pontos para todos os ocupantes, só passaram a ser obrigatórios em 2020 - mas o modelo já tinha o equipamento desde 2013.

Espaço razoável

O tamanho não impressionava, mas o 208 ficava ligeiramente à frente de rivais como o Chevrolet Onix em alguns pontos. Uma dessas medidas era a distância entre os eixos, onde o 208 vencia com seus 2,54 m (2 cm maior que o Chevrolet). O Peugeot também era melhor no porta-malas, com 285 litros contra 280 litros do rival.
Oferta Relacionada: Marca:PEUGEOT Modelo:208

Oportunidade

O senão do Peugeot 208 nessa geração era algo que não dependia do carro, necessariamente: a revenda. Por conta disso, o modelo nunca deslanchou nas vendas - embora tivesse um conjunto bem interessante. Na prática, o modelo era um hatch "premium" pelo preço de carros mais simples.
Essa realidade continua até hoje. Quando avaliamos o mercado de usados e seminovos, o modelo custa consideravelmente menos que os rivais de mesmo ano e em versões equivalentes.

Nesse cenário, desde que bem cuidado, o 208 pode ser uma ótima alternativa para quem busca um carro completo, com central multimídia, direção elétrica e outros itens, mas não quer pagar caro. No estoque da Webmotors, por exemplo, encontramos unidades da linha 2013 em boas condições e com quilometragem abaixo dos 70 mil quilômetros a partir de R$ 34.890.
Caso de um 208 Active anunciado por um proprietário de São Paulo (SP). Na cor branca, o modelo parece estar em boas condições e tem pouco mais de 61 mil quilômetros rodados.
Como essa unidade, você pode encontrar outras diversas com baixa quilometragem por meio do link abaixo.
https://www.webmotors.com.br/carros/estoque/peugeot/208/ate.2021

VÍDEO RELACIONADO:



Comentários

Carregar mais