O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen Up!: pontos positivos e negativos

Sucesso de crítica, mas nem tanto de vendas, o subcompacto da marca alemã é boa opção para quem busca um carro urbano

por Evandro Enoshita

Produzido no Brasil entre 2014 e 2021, o Volkswagen Up! foi um carro disruptivo. Visualmente, o subcompacto era bem diferente do que estávamos acostumados a ver na linha da marca alemã. Esse é um dos motivos que explicam porque o simpático carrinho não se tornou um best-seller.
Por outro lado, era um carro cheio de qualidades e elogiado pelos donos. No Catálogo Webmotors, o subcompacto da marca alemã é um modelo bem colocado, com pontuação 4,3 de um total de cinco estrelas. Confira a seguir os pontos positivos e outros nem tanto apresentados pelos donos do Volkswagen Up!

Volkswagen Up!: donos apontam pontos positivos e negativos

Ponto positivo: Desempenho

O Up! era produzido no Brasil com duas opções de motorização: 1.0 aspirado MPI (82 cv) e 1.0 turbo TSI (105 cv). Ambas são elogiadas pelos donos pelo desempenho ágil, principalmente no uso urbano.
"Por insistência de minha filha resolvi comprar. Confesso não ter aceitado de pronto, pois achava pequeno e sem muitos atrativos. Que desacerto! É super econômico, confortável.. e que potência", comentou a proprietária de um Up! Move MPI 2018.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:UP

Ponto positivo: Consumo

Além do desempenho, outra qualidade do Volkswagen Up! destacada pelos donos é o baixo consumo de combustível. O motor TSI é o mais econômico. Com gasolina, registrava médias de até 14,1 km/l (cidade) e 16 km/l (estrada) nos testes do Inmetro.
"Carro extremamente econômico, com motor potente, gostoso de dirigir. Muito ágil no trânsito da cidade grande e cabe em qualquer vaga", opinou o dono de um Up! Move TSI 2018.

Ponto positivo: baixo custo de manutenção

Os donos dos Up! equipados com o motor aspirado MPI (com injeção multiponto) destacam que o subcompacto da Volkswagen é um carro fácil de manter, com mecânica robusta, baixo custo de manutenção e boa disponibilidade de peças.
"Peças muito fáceis de se encontrar no mercado, além de seus custos serem totalmente acessíveis. Sem contar a economia que esse carro traz para o bolso. Acredito que o ponto mais forte seja esse, sua economia e, consequentemente, sua autonomia", comentou o proprietário de um Up! Move MPI 2015.

Ponto negativo: espaço interno

O Up! brasileiro era um carro maior que o seu equivalente europeu. Mesmo assim, com apenas 3,69 m de comprimento, ainda oferece uma cabine e porta-malas menores que os dos hatches compactos.
"Espaço interno é reduzido e o painel de instrumentos é minimalista. Poderia ter um painel mais aconchegante. Ruídos internos também incomodam um pouco", destacou o dono de um Up! Move TSI 2016.

Ponto negativo: câmbio automatizado

Além do câmbio manual de cinco marchas, o Up! foi comercializado também com a transmissão automatizada I-Motion, de embreagem simples. Mas essa opção é criticada pela lentidão e pelo funcionamento pouco suave.
"O câmbio I-Motion é muito ruim. Você sente todas as trocas de marcha e elas não acontecem em um momento muito inteligente. Em uma subida, por exemplo, ele deixa muito a desejar", criticou o dono de um Up! Move MPI 2016.

Vídeo relacionado:

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas