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VW Virtus GTS 0 km ou Mitsubishi Lancer Evo usado?

Versões com apelo esportivo se diferenciam pelo custo de manutenção e também pelo desempenho

por Fabio Perrotta Junior

Já fazia algum tempo que não invocávamos a polêmica do lançamento 0 km versus usado pelo mesmo valor. Ainda sem ser lançado oficialmente, o Virtus GTS custa a partir de R$ 104.940. Com opcionais, pode chegar a R$ 108.670, preço semelhante ao de um Mitsubishi Lancer Evolution X 2012. E aí, qual seria a sua escolha?
O Virtus GTS vem sendo especulado há muito tempo na imprensa automotiva. Com lançamento oficial previsto para semana que vem, o modelo teve seu preço vazado por um descuido da Volkswagen em seu configurador online.

Com preço a partir de R$ 104.940, oferece dois opcionais. O tipo de pintura (metálica por R$ 1.570 ou branca sólida por R$ 490) e o sistema de som da marca Beats, por R$ 2.160. A única cor sem acréscimo no preço é o tom Preto Ninja.

Com seus devidos acréscimos, o Virtus GTS pode custar R$ 108.670. O modelo usa o quase já popular motor 1.4 TSI da Volks, com turbo e injeção direta que rende 150 cv e 25,5 kgf.m de torque. O câmbio é automático de seis marchas e a tração, dianteira.

Do outro lado, uma lenda. A última geração do Mitsubishi Lancer Evolution, multicampeão em diversas competições pelo mundo. Vendido oficialmente pela marca no Brasil, o Evo tem, pelo menos, 20 unidades anunciadas na Webmotors.

O sedã nipônico usa um motor bem mais disposto e genuinamente esportivo: 2.0 turbo de 295 cv e 37,7 kgf.m de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis velocidades. A tração é integral.

Números fazem diferença

A diferença entre potência, torque e litragem do motor, por si só, já são suficientes para evidenciar a diferença no desempenho. Enquanto o Virtus GTS vai de 0 a 100 km/h em 8,7 s e tem máxima de 210 km/h, o Evo faz a mesma prova de aceleração em 6,3 s e alcança 242 km/h.

Se por um lado o desempenho do Evo é, como era de se esperar, amplamente superior, seu custo de manutenção é bem mais caro. O Virtus GTS tem, assim como outros Volkswagen lançados recentemente, oferece as três primeiras revisões grátis. Ou seja, três anos sem se preocupar com qualquer tipo de problema mecânico.

O Evo, por sua vez, tem farta quantidade de peças originais e de upgrades no Brasil e no resto do mundo. Elas, porém, são consideravelmente mais caras. Um exemplo? Um conjunto de embreagem original do sedã japonês pode chegar a custar R$ 10 mil.
Além disso, por ter desempenho mais apimentado, o Evo gastará mais pneu e freios. Itens que, com certeza, aumentarão seu custo de manutenção anual.

Razão x emoção

A distinção de números deixa claro que o Evo é uma opção muito mais divertida que o Virtus GTS, seja para o uso diário ou eventual. Contudo, o custo de manutenção pode pesar no bolso e, em alguns casos, até inviabilizar o uso do carro por um período.

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