Civic pode ter lanterna inteiriça e LED de Mustang

Algumas unidades do sedã têm acessórios não originais que são muito bem construídos. O que a Honda diz sobre isso?

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André Deliberato
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Você já deve ter visto algumas unidades do Honda Civic por aí com a lanterna inteiriça, assim como acontece na versão cupê do modelo vendida lá fora - e que, portanto, não existe no Brasil.

Ou, quem sabe, viu que o sedã tinha três filetes de luz paralelos na parte de baixo dos para-choques dianteiro ou traseiro. Meio que como se fosse aquela marca característica do Mustang.

Se não viu, confira nas imagens desta reportagem. Afinal, que acessórios são esses?

Honda Civic com lanterna inteiriça flagrado em SP
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Legenda: Honda Civic com lanterna inteiriça flagrado em SP: equipamento é chamado de "aerofólio em LED"
Crédito: André Deliberato/WM1

Na prática, são equipamentos vendidos em lojas de auto-peças muito bem acabados, bem construídos e que têm feito sucesso entre um público comprador de Civic mais ligado ao mercado de customização. Justamente por deixar a traseira do carro nos moldes do esportivo Type-R.

Quanto custa?

Nas principais lojas, a peça inteiriça da lanterna varia entre R$ 750 e R$ 900, sem contar a mão de obra para instalação. Já os frisos de DRL saem de R$ 300 a R$ 400, cada par (um para a seção dianteira e outro para a traseira).

E como funciona?

Na real, isso depende do gosto do comprador. O aerofólio de LED, como a lanterna inteiriça é chamada, pode funcionar apenas como refletor, como luz de posição ou até mesmo como luz de freio - mas essa opção é a menos indicada pelos técnicos de instalação, já que isso demanda muita energia e pode reduzir a vida útil da bateria.

No caso das luzes de LED dos para-choques, a mesma coisa: podem ser apenas refletores, luzes de posição (sempre interligadas com as lanternas), luzes de freio e até funcionarem como luz de neblina.

Civic com luzes de LED
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Legenda: Civic com lanterna inteiriça e filetes de LED no para-choques que parecem inspirados no Mustang
Crédito: Reprodução/Mercado Livre

Vende na concessionária?

A resposta oficial da Honda é... "não". A marca reitera que o cliente deve seguir o Manual do Proprietário e apenas instalar acessórios originais nas concessionárias. "Qualquer alteração no sistema elétrico original do veículo pode anular a garantia", diz.

Além disso, a Honda alerta para a preservação da bateria. "A bateria original está dimensionada para o sistema elétrico original. Portanto, qualquer instalação de acessórios eletrônicos, com exceção dos genuínos Honda, pode exigir maior consumo, danificando a bateria. E esses danos não são cobertos pela garantia."

Honda Civic Touring
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Legenda: Honda Civic original tem lanternas que "acabam" e não são conectadas
Crédito: Fabio Aro/WM1

Tem, mas não aqui

Uma fonte consultada por WM1 que trabalha em uma revenda da Honda disse que algumas concessionárias "vendem" os equipamentos como forma de ganhar em cima da negociação. Os acessórios, no caso, não são instalados nas próprias lojas, mas em oficinas indicadas pelos vendedores.

A fonte consultada, no entanto, fez questão de explicar que esses vendedores deixam claro que essas instalações podem implicar, de fato, na perda da garantia.

O que o leitor do WM1 pensa sobre os equipamentos? Acha bonito? Não vale a pena arriscar a garantia? Instalaria em um Civic seminovo ou usado? Deixe sua opinião no campo dos comentários!

Assista ao vídeo com diferentes gerações do Civic Si

 

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