Como fazer o ar-condicionado gelar rápido

Algumas dicas simples podem aumentar a eficiência do sistema e evitar que você passe calor nesse verão

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como fazer o ar-condicionado gelar rápido
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O calor implacável pré-verão chegou e com ele a lembrança do ar-condicionado. Ele já foi item de luxo, mas hoje é praticamente obrigatório em qualquer carro. O conforto proporcionado pelo climatizador é indescritível.

Mas nessa época o veículo costuma também estar mais expostos aos raios solares. Não é raro você ter de entrar no carro, depois de horas sob o sol escaldante, e a cabine estar uma verdadeira panela de pressão.

Reunimos algumas dicas para fazer o ar-condicionado gelar rápido e com mais eficiência -e não quebrar. Afinal, ninguém quer passar calor no verão, certo?

Confira!

  • Sabe quando o carro fica estacionado por muito tempo sob o sol? Tenha cuidado ao ligar o ar-condicionado. Abra os vidros, espere o bafo quente sair e depois acione o sistema ainda com as janelas abertas.
  • Utilizar o ar na velocidade máxima nessas situações também não é o ideal. Coloque em velocidade média - um uma abaixo da máxima - e com a recirculação aberta. Deixe o sistema ir gelando. Em pouco tempo a temperatura já estará aceitável e será possível fechar os vidros. Dessa forma, o sistema não é sobrecarregado logo no início do funcionamento e o ar gela mais rápido.
  • Usar o ar-condicionado com frequência é essencial para o bom funcionamento do sistema. Mesmo no inverno ou em dias frios, ligue o equipamento por, pelo menos, 10 minutos para fazer o gás e o óleo do sistema circularem. Essa prática evita algumas peças sofram ressecamento, sem que o gás vaze - sem gás, o sistema não funciona.
  • O sistema de climatização precisa ser higienizado. A cada seis meses é o ideal, mas se não for possível, pelo menos uma vez por ano é aconselhável que o equipamento seja limpo em uma loja especializada ou mesmo em casa, com produtos específicos. Dessa forma, evita-se o acúmulo de sujeira e fungos interfira no funcionamento ao ar. Aproveite e troque o filtro do ar junto.
  • O botão de recirculação melhora a eficiência do ar-condicionado, mas deve ser utilizado com cautela. Use o recurso quando estiver passando por locais muito empoeirados ou poluídos. Em caso de pista livre, deixe o ar-condicionado livre para renovar o ar que é respirado no interior do veículo.
  • Comentários