Como ligar o carro depois da enchente?

Veja dicas antes de virar a chave do motor para evitar danos caso seu veículo tenha sido atingido por uma inundação

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como ligar o carro depois da enchente?
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se seu carro foi afetado por uma enchente, é preciso ter cuidado antes de fazê-lo funcionar novamente. A água pode ter invadido partes do conjunto mecânico do automóvel e causar ainda mais prejuízos.

A principal vítima pode ser o motor. Água dentro do propulsor pode ocasionar o chamado calço hidráulica, que é quando as bielas empenam e o motor trava. Nestes casos, é necessário fazer uma retífica do conjunto, que pode custar de R$ 4 mil a R$ 12 mil em modelos compactos.

Mas como ligar o carro depois da enchente? O melhor "termômetro" é o filtro de ar. Abra o compartimento da peça e veja se o item está molhado. Se houver água no local ou o filtro estiver úmido, nem tente virar a chave: solicite um reboque e encaminhe o carro para a concessionária ou oficina de confiança.

No reparo, o profissional terá de retirar as velas e toda a água que se acumulou dentro dos cilindros. Antes de dar a partida, é preciso ainda retirar todo o óleo lubrificante e colocar um novo - que siga as especificações recomendadas no Manual do Proprietário.

icon photo
Legenda: Filtro de ar é o melhor diagnóstico: se o equipamento estiver úmido, nem tente ligar o motor
Crédito: iStock

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors