Como os pneus ajudam a economizar combustível

Calibragem na medida correta e até mesmo o composto do pneu podem fazer seu automóvel beber menos

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como os pneus ajudam a economizar combustível
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pode parecer esquisito, mas os pneus, sim, podem influenciar no consumo de combustível. São diversas variáveis que fazem seu carro beber mais ou não. E em tempos do litro da gasolina cada vez mais alto, qualquer economia é bem-vinda.

Uma das ações mais simples para ajudar a economizar combustível é calibrar os pneus. A recomendação é fazer isso de 15 em 15 dias, mas muita gente nunca fez na vida. Pneus com a pressão de ar indicada pelo fabricante rodam de forma correta.

Caso estejam mais vazios que o recomendado, exigem força extra do motor e fazem o carro gastar mais combustível. Pneu cheios demais também vão fazer o automóvel beber mais. E rodar com pneus carecas, além de ser um risco à segurança, também exigem mais combustível.

Para calibrar o pneu de forma correta, basta consultar o manual do carro ou a etiqueta com as respectivas pressões indicadas pelo fabricante - ela pode estar na dobradiça das portas dianteiras ou na parte interna da tampa do porta-luvas.

Tipo de pneu também ajuda

Além da calibragem correta, o tipo de pneu utilizado pode melhorar o consumo. Tudo começa pela largura. Um pneu mais largo e com maior área de contato, como é de se esperar, exige mais do motor para se movimentar.

Leitura dos pneus
icon photo
Legenda: Pneus mais finos exigem menos do motor e ajudam a economizar combustível
Crédito: iStock

Além de pneus mais finos ajudarem a economizar, há pneus com compostos que reduzem a resistência ao rolamento, o que resulta na melhoria da eficiência de combustível. Chamados de "pneus verdes", eles equipam os modelos populares, que têm como principal objetivo serem econômicos para seus proprietários.

Comentários