O WM1 acelerou esta semana a nova geração do BMW X1 e você confere nossas primeiras impressões a seguir.
Vale lembrar aqui que em fevereiro a marca anunciou oficialmente a chegada da nova geração do atual líder entre SUVs compactos do segmento premium, com preços entre R$ 296.950 e R$ 349.950.
O primeiro lote virá importado da Alemanha - e foi em uma dessas unidades que andamos. Mas o carro será produzido no Brasil, já agora a partir de abril.
O carro mudou de geração de fato, apesar de ter mantido algumas coisas da anterior - como partes do sistema de suspensão.
No design, ficou mais moderno e agressivo e perdeu as linhas mais arredondadas - agora ele mostra cortes e vincos mais esculpidos, embora ainda preserve cantos suaves.
Em termos de tamanho, cresceu 7 cm no comprimento (são 4,50 m contra 4,43 m do modelo anterior) e 2 cm no entre-eixos (2,69 m contra 2,67 m), o que faz com que ele tenha mais espaço interno.
Completam as medidas os 2 cm extras na largura (de 1,82 m para 1,84 m) e os 5 cm a mais de altura (de 1,59 m para 1,64 m).
O porta-malas tem bons 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 l se os assentos traseiros forem rebatidos. É um número considerável para um SUV compacto.
Aqui começa a aula do BMW em relação aos principais concorrentes - e aqui falamos de Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e Volvo XC40, entre outros.
Mas falamos de tecnologia embarcada, não de powertrain, já que o novo BMW X1 ainda não recebeu qualquer equipamento em termos de eletrificação.
Vale lembrar que a versão inicial do carro é equipada com um conjunto 1.5 de três cilindros, turbo, de até 156 cv e 23,4 kgfm de torque.
Já na versão X-Line, intermediária, e na mais cara, M Sport, o SUV utiliza um conjunto 2.0 turbo a gasolina, de 204 cv e 30,6 kgf.m. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas nas três versões.
Aceleramos o X1 X-Line e, acredite, o carro anda bem. Segundo a BMW, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar a 236 km/h.
São bons números, mas não os mais rápidos e/ou surpreendentes do segmento. Seu grande lance na real é a dinâmica: segure firme ao volante e perceba que o X1 é um dos melhores SUVs compactos do segmento premium que existem, em termos de tocada, curvas e frenagem.
Apesar de evolução, o maior destaque está lá dentro. Quem o dirige sabe como ficou melhor ter a possibilidade de fazer todos os ajustes necessários pela gigantesca tela ID8 que comporta tanto o quadro de instrumentos atrás do volante como a central multimídia que fica na parte central do painel.
A peça que faz a função do painel de instrumentos tem 10,2 polegadas; já a outra, que representa a central multimídia, vem com 10,7 polegadas. Mas isso não para por aí.
Em termos de conectividade, o novo BMW X1 vem com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real e portais de notícias, clima e aplicativos.
Realmente parece que você está em uma sala de comandos de filmes sobre futuros cibernéticos.
E mais: ele opera serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação.
Vale destacar que a nova multimídia obviamente é capaz de utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio.
O SUV também pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto a receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Como dissemos, aceleramos a versão de quase R$ 330 mil. É caro, mas não são valores que fogem muito do que é oferecido atualmente dentro dessa faixa de preço e pela própria categoria.
O Audi Q3 é mais barato. Custa menos e consegue ser até mais rápido, mas está um patamar abaixo quando falamos sobre tecnologia e experiência a bordo.
E o Mercedes-Benz GLA, que se equipara ao X1 em termos tecnológicos, pede quase R$ 360 mil para oferecer um conjunto mecânico bem menos poderoso.
No fim das contas, para quem busca um SUV compacto premium, o X1 acaba mostrando ser uma das opções mais interessantes, mesmo com essa troca de geração.
É por isso ele lidera o segmento há mais de três anos...