Chery Arrizo melhora com novo câmbio CVT

Sedã compacto adota caixa CVT com nove marchas simuladas, ganha equipamentos e fica um pouco mais caro

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Fernando Miragaya
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A Caoa diz que, como marca nova, precisa estar em constante evolução. E também precisa agradar a sua clientela. O Chery Arrizo 5 era um exemplo de carro que precisava evoluir para melhorar o desempenho e convencer no segmento. A saída foi adotar uma caixa CVT mais moderna. E deu certo.

O sedã compacto melhorou bastante ao trocar a transmissão. O câmbio era o continuamente variável, mas agora vem com nove marchas simuladas, no lugar de sete do modelo anterior.

Além disso, a caixa recebeu um trato que trouxe melhorias para o desempenho e consumo do sedã compacto. Novo conversor de torque e bomba de óleo com ação dupla estão entre as novidades.

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Segundo a Caoa Chery, com isso, o Arrizo ficou 11% mais econômico e teve melhoras na aceleração e retomadas.

Novos equipamentos

No embalo da nova transmissão, a linha 2021 do Arrizo recebe novos equipamentos. O carro passa a sair de fábrica com freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold, dispositivo que segura o carro por alguns segundos em subidas e descidas.

O modelo ainda fez pequenas alterações no quadro de instrumentos. A telinha central passa a ser colorida e mostra mais informações do veículo, como velocidade digital, monitoramento dos pneus, alerta de fadiga e até a carga da bateria da chave.

O preço e o nome das versões também mudaram. A RX passa a se chamar RT e custa R$ 74.590, R$ 1 mil a mais. A RTS, ex-RXS, sai por R$ 83.590, R$ 3.600 mais caro.

A linha mantém de série os controles de estabilidade e tração, central multimídia, câmera de ré, ar, trio elétrico e chave presencial. Teto solar já era exclusivo da RTS, assim como os seis airbags. Mas a topo de Gama estreia novas rodas polidas de 17 polegadas.

Itens de condução semi-autônoma? A Caoa Chery diz que eles já existem em outros carros da marca chinesa pelo mundo e que podem chegar em breve ao Arrizo.

Como anda

O Arrizo CVT agrada na maior parte do tempo. Partimos da zona sul de São Paulo com a versão RTS do sedã e fomos até Nova Odessa, no interior paulista.

O comportamento do modelo agradou de saída. Com a adoção de duas marchas virtuais, as primeiras relações ficaram mais curtas e o motor turbo de até 150 cv tem respostas rápidas nas arrancadas.

Caoa Chery Arrizo 2
Caoa Chery Arrizo interior
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Um aspecto que chama a atenção é que o Arrizo não tem aquele comportamento demasiadamente linear. Segundo a marca, porque o conversor aproveita melhor a força do motor.

Isso porque o torque também aumentou. Passou de 19,4 kgfm para 21,4 kgfm. Apesar de chegar mais tarde (a 1.750 e não a 1.500 rpm), ele se mantém disponível por mais tempo.

Isso se reflete especialmente mas retomadas e subidas. Se antes a caixa CVT demorava a responder nessas situações, segurando muito os giros, agora o carro evolui naturalmente, sem aquele jeitão de enceradeira.

Em situações de velocidade de cruzeiro o câmbio também mostra melhoras. Na Rodovia dos Bandeirantes, a 120 km/h o ponteiro do conta-giros fica pouco acima das 2.100 rpm.

No modo Sport da transmissão, as rotações aumentam para perto das 2.500 rpm. Com a caixa anterior, o carro trafegava sempre perto das 3.000 rpm.

Caoa Chery Arrizo 20
Caoa Chery Arrizo com CVT
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Outra boa é andar na estrada com a opção de mudanças sequenciais - mas na alavanca, não há aletas no volante. A nona marcha é um Overdrive e o rodar fica bastante suave nessa situação.

Isso obviamente se reflete no consumo. Segundo o Inmetro, faz médias de 7,6 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada, com etanol. E 11 km/l e 12,9 km/l com gasolina.

Bom espaço, erro nos detalhes

A dirigibilidade é boa e o espaço do sedã surpreende. Mas o Arrizo peca nos detalhes. Faltam ajustes de de profundidade do volante, saídas de ar para o banco traseiro é umas saídas USB a mais.

A central multimídia também merecia maior capricho e tem tela que reflete muito a luz de fora. Mesmo assim, o Arrizo evoluiu para se tornar uma compra mais interessante. Evolução no mesmo  nível que seus rivais. Menos em alguns casos, e superior em outros

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