A Land Rover apresentou nesta quarta-feira (1) o Velar, mais novo utilitário esportivo da família Range Rover, que será apresentado em ‘carne e osso’ ao mundo durante o Salão de Genebra (Suíça), que acontece entre os dias 9 e 19 de março.
Posicionado entre o Evoque e o Range Rover Sport, o Velar traz um design moderno, inspirado nos novos SUVs cupês, como o Mercedes-Benz GLC Coupé, por exemplo. Suas linhas são imponentes e modernas. A dianteira não foge muito da ‘filosofia Land de ser’, com amplo para-choque, grade frontal proeminente (formato colmeia) e faróis grandes a afilados. As laterais têm linha de cintura reta e alta. Destaque para as caixas de rodas pouco saliente, sugerindo grande esportividade, que ‘abrigam’ belíssimas rodas de 22 polegadas.
A principal novidade fica por conta da traseira, com lanternas na horizontal se fundindo com a barra que traz a ‘tatuada’ a palavra “Range Rover”, grande difusor com saída dupla de escape.
O interior traz o requinte de um Land Rover. Todos os materiais são de extrema qualidade e estão perfeitamente encaixados. A grande atração é o fim dos botões para controlar diversas funções do veículo, como ar-condicionado, por exemplo. No Land Rover Range Rover Velar tudo é controlado por meio de uma tela sensível ao toque posicionada na console central. O volante também perdeu botões e ganhou uma superfície com comandos sensíveis ao toque.
Em termos de motorização, podemos aguardar o que a marca de origem britânica tem de melhor – inclusive uma versão SVR, preparada pela divisão de alta performance. Inicialmente estão disponíveis motores 2.0 turbo de quatro cilindros (247 cv), 2.0 turbodiesel (180 cv), e 3.0 V6 Supercharger tanto para diesel (300 cv) quanto para gasolina (380 cv). A transmissão, para todos os propulsores, é automática de 8 marchas. E, como não poderia ser diferente, traz todas as tecnologias off-road disponíveis em um Land Rover, como tração integral, sistema Terrain Response 2, bloqueio ativo do diferencial traseiro, entre outros.