Peugeot 208 ganha versão GT e também motor 1.2

Marca oferece versões do hatch que vão de R$ 48.190 a R$ 78.990

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Karina Simões
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Nesta segunda-feira (04) a Peugeot apresentou o facelift do hatch 208, lançado no Brasil em 2013 e desde então fabricado na planta de Porto Real (RJ). Para esta nova fase, a marca fez sutis alterações visuais, melhorou a experiência de quem anda na cabine e, sobretudo, trouxe muito fôlego ao hatch com duas versões bem interessantes. Para agradar quem prioriza a performance, a marca oferece o 208 GT e para quem prioriza a economia, há uma configuração que estreia o motor 1.2 litros de três cilindros, segundo a marca, o mais econômico do País. Ao todo são sete versões, que vão de R$ 48.190 a R$ 78.990.

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Mais eficiente

O 208 equipado com o motor 1.5 foi aposentado e substituído por um 1.2 tricilíndrico, importado da França. Batizado de Puretech, o motor gera 90 cv de potência e 13 kgf.m de torque no etanol e o câmbio é manual de 5 marchas. Se comparado ao antecessor 1.5, são 3 cv a menos e uma perda de cerca de 1 kgf.m, mas, em contrapartida, o carro está 25 kg mais leve. A redução nos números de desempenho é praticamente imperceptível na prática e, segundo a marca, é compensada pelo ganho na economia de combustível. De acordo com a Peugeot, ele é 37% mais econômico do que o 1.5 de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.

O motor conta com duplo comando variável de válvulas - são quatro válvulas por cilindro -, coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo variável e sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no interior, sem tanquinho. No Inmetro, o propulsor recebeu a classificação “A” em consumo – 10,9 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) em circuito urbano, e 11,7 km/l (etanol) e 16,9 km/l (gasollina) na estrada - e foi considerado por eles o motor de menor emissão de CO2 vendido no País, com 82 g/km.

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As versões partem de R$ 48.190, para a Active Manual, sobe para R$ 51.690 para a Active Pack e vai a R$ 54.990 para a Allure. Todas equipadas com câmbio manual e com preços exatamente iguais aos praticados atualmente para a versão 2016. Há também versões equipadas com motor 1.6 16V com câmbio manual ou automático.

Mais empolgante

Enfim, o motor 1.6 THP de 173 cv e 24,5 kgf.m de torque que equipa o SUV 2008 chegou à carroceria hatch. O 208 GT é fabricado no Brasil e chega em versão única por R$ 78.990. Segundo a marca, ele vai dos 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.

Por fora, as diferenças com relação ao 208 “comum” incluem rodas de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escapamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.

No interior, a esportividade é ressaltada pelo tom escuro do painel com detalhes em vermelho epela costura do revestimento dos bancos também em vermelho. Outro destaque, vai para o i-Cockpit, configuração de volante com diâmetro bem pequeno e base chata, onde o painel é visto por cima. O volante, aliás, tem ótima empunhadura e trás aquela marcação do “zero” com uma faixa na parte de cima, comum aos carros de corrida. A central multimídia fica ao alcance das mãos e tem função que espelha a tela do celular, por MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.

Conheça o preço de todas as versões:

Active 1.2 l manual – R$ 48.190

Active Pack 1.2 l manual – R$ 51.690

Allure 1.2 l manual – R$ 54.990

Allure 1.6 l AT – R$ 59.090

Sport 1.6 l manual – R$ 60.890

Griffe 1.6 l AT – R$ 64.590

GT 1.6 l THP manual – R$ 78.990

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