Pirelli lança primeiro pneu etiquetado pelo Inmetro

Cinturato P1 Plus foca mercado de revenda e substituirá o veterano Phantom
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Pirelli lança primeiro pneu etiquetado pelo Inmetro
Iago Garcia
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Pirelli lançou nesta quinta-feira (15) o Cinturato P1 Plus, novo pneu focado no mercado de customização e reposição, e que é o primeiro pneu comercializado no país já com a etiquetagem do INMETRO.

Fabricado nas plantas de Campinas (SP) e Feira de Santana (BA), o novo modelo substituirá o veterano Phantom, que entrará na sua fase final de comercialização nos próximos meses. O Cinturato P1 Plus chega ao mercado já na próxima semana nas medidas 225/45 R17, 225/50 R17, 205/45 R17, 205/40 R17 e 195/50 R15. O resto da linha, que vai até o aro 20, será implementada no começo do ano que vem.

Com novo composto verde e banda de rodagem com desenho assimátrico, que prioriza a melhor distribuição de carga horizontal – numa curva mais rápida, por exemplo, evitando que os ombros do pneu dobrem prejudicando o desempenho. A banda de rodagem também está mais pla e a parte central prioriza a dispersão de água.

Como resultado das mudanças, o Cinturato P1 Plus está 25% mais eficiente em resistência de rodagem, tornando as acelerações e retomadas mais ágeis. A frenagem no molhado também está 7% melhor que no Phantom, garantindo assim a classificação A no selo do INMETRO -  em consumo, ele está classificado entre B e C, dependendo da medida.

A Pirelli espera vender 1 milhão de unidades do modelo em um ano e para isso pretende mantê-lo na faixa de preço do Phantom.

NA PRÁTICA

Durante o lançamento, a WebMotors teve a oportunidade de sentir o comportamento do pneu rodando com um Mitsubishi Lancer Evo X John Eastonveja nossa avaliação do modelo - na pista de teste da Pirelli, em Sumaré, interior de São Paulo. O desempenho do pneu surpreende principalmente no comportamento em pisos irregulares, aliviando na transferência de impacto para a suspensão. O ruído interno também não incomoda, para não dizer que é imperceptível. A susrpresa se dá por conta do bom desempenho em alta velocidade: no slalom, por exemplo, o comportamento do pneu é firme dobrando na medida certa da aderência. Em resumo, ele não é nenhuma referência em performance, mas para quem gosta de acelerar no fim de semana, mas também usa o carro diariamente, a entrega é bem equilibrada.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors