Divisão de acessórios e personalização de veículos da FCA, a Mopar lançou nesta quinta-feira (3) o Custom Shop, um processo que consiste na customização de veículos direto da fábrica. Ou seja, o cliente escolhe os equipamentos extras que deseja incluir em seu carro e eles são implementados já na linha de montagem em vez de fazer o procedimento na concessionária.
A diferença é que a garantia dos acessórios passam a ter o mesmo prazo de garantia do veículo, a qualidade da implementação é superior em relação às lojas e a nota fiscal é gerada diretamente pela fabricante. Outro diferencial, de acordo com a marca, é o preço. Segundo o diretor da Mopar para a América Latina, Norberto Klein, os acessórios de fábrica são de 8% a 30% mais baratos em relação ao valor praticado nas concessionárias.
A novidade estreia no Jeep Renegade por meio de quatro kits. Dois deles já estão disponíveis: o Kit Protection agrega protetor de cárter, tanque de combustível e para-barros. Ela custa R$ 1.200 para as versões flex e R$ 1.920 nas configurações com propulsor a diesel. Já o Kit Áudio Booster (R$ 4.605,15) consiste em uma central multimídia com tela de 6,2 polegadas com TV digital, GPS, CD e DVD Player, rádio, bluetooth, entrada USB e câmera de ré.
O pacote inclui ainda subwoofer com estrutura de alumínio para o som, que é instalado no porta-malas do carro. Ele é da marca Hurricane e tem 100 Watts de potência. O problema é que o bagageiro do Renegade tem 260 litros e o aparelho ocupa parte deste volume. Segundo a Mopar, o local era o único disponível para a implantação do equipamento e que os consumidores de olho em um som potente não ligam para a perda de espaço.
Os outros dois kits chegam ao mercado em janeiro. O Kit Chrome traz acabamento cromado para retrovisores, maçanetas e soleiras das portas, enquanto o Kit Landscape é composto de estribo em aço, barras transversais de teto e engate traseiro com ponteira removível. Os preços destes pacotes ainda não foram definidos.
Segundo a Mopar, a implementação dos acessórios não aumenta o prazo de entrega do Renegade, que está em seis semanas. São 20 funcionários dedicados à customização direto da planta de Goiana (PE), mas a FCA afirma que a unidade de Betim também tem espaço hábil para abrigar um setor de personalização.