Volvo lança o XC40 Recharge, seu 1º carro elétrico

SUV tem motor elétrico com 414 cavalos e mais de 400 quilômetros de autonomia. Versão híbrida chega no Brasil em 2020

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volvo lança o XC40 Recharge, seu 1º carro elétrico
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo apresenta mundialmente o XC40 Recharge, seu primeiro veículo 100% elétrico. O modelo inaugura um novo conceito da marca sueca para carros eletrificados, chamado justamente de "Recharge".

Nos próximos cinco anos, a Volvo ainda promete lançar um carro elétrico por temporada. O objetivo é que até 2025 metade de suas vendas globais sejam de automóveis desse tipo, enquanto os outros 50% sejam de versões híbridas.

"Recharge", portanto, será a partir de agora um nome geral para todos os modelos da marca que tenham motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétricos.

"Reafirmamos o que já dissemos antes: para a Volvo, o futuro é elétrico", garante Håkan Samuelsson, CEO global da empresa.

INTERESSADO EM UM XC40? VEJA NOSSAS OFERTAS

COMO É O XC40 RECHARGE

O XC40 Recharge que começa a ser vendido em 2020 tem um conjunto totalmente elétrico, tração nas quatro rodas e alcance de mais de 400 km, segundo a Volvo, com uma única carga. A potência total é de 414 cv e a bateria pode ser recarregada em até 80% de sua capacidade em 40 minutos por meio de um sistema de carregamento rápido.

Visualmente, ele tem grade frontal exclusiva e pintada na cor da carroceria, que cria uma identidade visual distinta. Possibilitada pelo fato de o carro elétrico precisar de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. Essa grade também compacta os sensores para a nova plataforma ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista).

Oito cores externas, incluindo uma nova opção verde metálica, permitem que os motoristas personalizem seu XC40 elétrico, enquanto um teto preto contrastante é quase padrão. Duas novas opções de roda, de 19 e 20 polegadas, oferecem mais possibilidades de personalização.

Por dentro, há uma nova interface projetada especificamente para carros elétricos, que mantém o motorista atualizado com informações relevantes. É possível consultar a carga da bateria, enquanto o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes de materiais reciclados.

Com base na arquitetura modular compacta (CMA), a mesma do XC40 convencional, a bateria é integrada ao piso e, segundo o fabricante, não afeta o espaço interior.

Exclusivo do XC40 elétrico, também existe um compartimento de carga frontal especial localizado sob o capô que fornece cerca de 30 litros de espaço extras, já que o motor elétrico ocupa menos espaço do que um a combustão.

icon photo
Legenda: Volvo XC40 Recharge não tem grade dianteira aberta por não precisar de tanta refrigeração
Crédito: Divulgação

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Para ajudar a manter os passageiros seguros e a bateria intacta em caso de colisão, a Volvo diz que também desenvolveu uma estrutura de segurança nova e exclusiva. Nela, a bateria é protegida por uma gaiola de segurança feita alumínio extrudado incorporada no meio da estrutura da carroceria, criando uma zona de deformação interna ao redor do dispositivo.

Em termos de sistemas de segurança ativos, o XC40 elétrico ainda será responsável por introduzir novas tecnologias. Será o primeiro modelo da marca a ser equipado com uma nova plataforma de sensores ADAS.

Já no quesito tecnologia, a marca diz ter "repensado fundamentalmente" no sistema de info-entretenimento do carro. De acordo com a montadora, ele agora é alimentado pelo Android e terá serviços incorporados do Google, já que a Volvo Cars é a primeira empresa a se unir à gigante da internet na integração de info-entretenimento.

Na prática, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store já serão embutidos na central de inteligência do SUV. Além disso, o novo sistema vai oferecer integração total do Android Automotive OS, a plataforma Android de código aberto do Google, com atualizações em tempo real dos apps da Google e outros aplicativos automotivos criados pela comunidade global de desenvolvedores.

O XC40 elétrico, por fim, também será o primeiro Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional na nuvem, colocando a marca na vanguarda dos serviços conectados automotivos.

icon photo
Legenda: Segundo a Volvo, a ideia é que os elétricos da marca sejam atualizáveis como smartphones
Crédito: Divulgação

UM CELULAR SOBRE RODAS

"Finalmente, estamos oferecendo aos clientes a mesma experiência em seu carro que eles têm no telefone, mas adaptada para interação segura enquanto dirige", diz Henrik Green, diretor de Tecnologia da Volvo.

De modo prático, os aplicativos poderão ser atualizados automaticamente. O Google Maps, por exemplo, fornecerá mapas atualizados e dados de tráfego em tempo real, mantendo os motoristas informados sobre situações de trânsito e sugerindo rotas alternativas.

O Maps também poderá informar a estação de carregamento mais próxima. Esses dados atualizados ainda serão utilizados para melhorar os recursos do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), fornecendo informações como limites de velocidade e curvas na estrada.

Por fim, é importante destacar que o novo sistema de info-entretenimento será totalmente integrado ao Volvo On Call, com novos recursos, como monitorar o status da bateria e níveis de carga.

Sem deixar de contar com os recursos tradicionais do On Call, como pré-aquecimento do carro em dias frios, encontrar seu veículo em amplos estacionamentos, fechamento e abertura remotos e compartilhamento de carros por meio de uma chave digital.

icon photo
Legenda: Desenho é praticamente o mesmo que o das versões com motor a combustão
Crédito: Divulgação

E NO BRASIL?

No Brasil, atualmente, os modelos eletrificados significam 22% no volume total de vendas da Volvo. Para 2020, a meta é atingir 40% de participação dentro do portfólio, não só direcionado pelo aumento de volume, mas também pelo lançamento de novas versões, como o XC40 Plug-in Hybrid, versão híbrida do SUV, com chegada prevista para o primeiro trimestre.

Com isso, segundo a empresa, todos os modelos da marca terão uma opção da linha "Recharge", desde o XC40 até o XC90. Vale lembrar que a Volvo segue os termos do acordo climático de Paris e quer se tornar uma empresa neutra em emissões até 2040.

VEJA NOSSA AVALIAÇÃO DO VOLVO XC40 EM BARCELONA

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors