Volvo XC90 híbrido parte de R$ 456.950

SUV tem versão de luxo com frigobar e outros mimos por R$ 519.950; Aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos

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Lukas Kenji
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A Volvo lançou oficialmente o XC90 T8 Híbrido nesta segunda-feira (13). Conforme o WM1 antecipou com exclusividade em janeiro, O SUV está disponível em duas versões. A primeira, chamada de Inscription, é tabelada a R$ 456.950, enquanto a topo de Excellence, repleta de mimos luxuosos, sai por R$ 519.950.

O motor T8 Twin Engine combina a propulsor 2.0 a gasolina turbocharged de 324 cv com o elétrico de 88 cv. Portanto, o híbrido tem um total de 412 cv e 65 kgf.m de torque máximo. O conjunto é gerenciado pela transmissão automática Geartronic de oito velocidades. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h cumprida em 5,6 segundos.

O Volvo XC90 T8 tem três modos de condução. O Pure é que utiliza somente o motor elétrico. Desta forma, o veículo tem 35 quilômetros de autonomia e pode atuar até 125 km/h. Já o Hybrid combina os dois motores e promove um consumo de combustível da ordem de 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. Existe ainda o modo Power, mais esportivo, que atua na direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e dos freios (esta configuração utiliza a força de ambos os motores).

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O híbrido possui ainda a função, Hold, que guarda a energia da bateria para uso em cenários mais adequados para a propulsão elétrica, como o urbano, por exemplo. Outra função, chamada de Charge, aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um gerador de energia. É possível carregar a bateria até 1/3 de sua carga.

Outra maneira de regenerar energia é por meio da frenagem, ao acionar a posição “B”, que deve ser escolhida para descidas em aclives.

De acordo com a Volvo, a bateria demora cerca de 2h30 para ser completamente carregada em uma tomada de 220V. Ao comprar o SUV, o cliente leva o carregador, mas deve providenciar um adaptador para carregar em uma tomada convencional, que custa cerca de R$ 40.

O XC90 híbrido tem tração integral (All-Wheel Drive) de funcionamento diferente do convencional. Ela não tem cardã traseiro, sendo que este papel acaba sendo assumido pelo motor elétrico, que fica posicionado no eixo de trás. Ou seja, quando o veículo está no modo 100% elétrico, temos um SUV de tração traseira.

Primeira Classe

A versão topo de linha Excellence dispõe de frigobar com capacidade de 16 litros, duas mesas rebatíveis, suporte para tablets no encosto dos bancos, além de apoio de copos iluminado com função de aquecimento e refrigeração, tela rebatível sensível ao toque para controle do ar-condicionado para os bancos traseiros, dois copos de cristal e encostos de cabeça massageadores.

Outra atração é o sistema de som Bowers & Wilkins, que provê 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers, e um software de processamento de áudio de última geração que simula a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo, na Suécia.

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