O canal de notícias da Webmotors

A relação da moto merece cuidados especiais

Não importa se o conjunto é com corrente, correia ou eixo cardã: a manutenção deve ser periódica e cuidadosa

por Roberto Dutra

O debate sobre o melhor tipo de transmissão secundária ( ou relação) para a moto - com corrente, correia ou cardã - é quase tão antiga quanto o mundo, com perdão do exagero. Mas sobre uma coisa não há o que discutir: todas precisam de manutenção periódica e cuidadosa. Os objetivos são óbvios: prolongar a vida útil do sistema, evitar custos com consertos inesperados, dispor da melhor performance que ele puder proporcionar e, claro, poder rodar com máxima segurança.
Quer uma moto nova? Confira as ofertas no estoque Webmotors! 
Relação é o nome genérico que se dá para a transmissão secundária da moto. Há três tipos de relação de motos: com corrente, coroa e pinhão; com correia e duas polias; e com eixo cardã e engrenagens. Na prática não existe uma melhor que as outras - todas têm vantagens e desvantagens, e cada uma é mais adequada a um certo tipo de uso ou a uma determinada motocicleta, de acordo com o que foi projetado pelo fabricante.

Já com relação à manutenção, nenhuma delas escapa. Nas transmissões compostas por corrente, coroa e pinhão, a recomendação é manter o conjunto limpo e, principalmente, a corrente sempre bem lubrificada - afinal, o "trabalho" ali é feito de metal com metal. A lubrificação da corrente prolongará a vida útil do trio, evitará desgaste prematuro das peças dentadas e chatices como ruídos incômodos.
Vale lembra que é preciso, também, "esticar" a corrente de tempos em tempos, para manter a sua tensão correta para que não fique "pulando" pelos dentes da coroa traseira. A correta manutenção da corrente também evitará seu rompimento, o que em teoria pode até gerar um acidente. Por fim, vale lembrar: na troca, substitua os três componentes, e não apenas um ou dois.

No caso da correia com polias, não há necessidade de lubrificação ou ajuste frequente de tensão - mas esta sempre deverá ser verificada nas revisões da moto. Quando a troca for necessária, faça como foi dito acima, no caso das motos com corrente: troque as três peças - no caso, aqui, a correia e as duas polias. Trabalho mecânico que mesclem componentes velho e novo não costuma dar certo...

Por fim, o eixo cardã é o que dá menos trabalho de manutenção. Em muitas motos, como nas Honda Shadow 750, a recomendação é apenas trocar o óleo que banha a engrenagem da roda traseira. Claro que manter uma boa lubrificação no local é o fundamental, mas uma inspeção visual é sempre bem-vinda.
Em motos de uso severo ou big trails que passam por estradas de terra, áreas com água e afins - como nas BMW R/GS, por exemplo -, a manutenção também deve ser mais pesada: troque o óleo conforme indica o manual e, de tempos em tempos, desmonte o sistema para uma boa inspeção visual e uma limpeza detalhada.

Comentários

Carregar mais