O caro leitor viu aqui no WM1, na semana passada, o lançamento da Bajaj Dominar NS400Z. É uma moto nova no lineup da marca no país, e chega para dividir as atenções com a "quase irmã" Dominar 400, com a qual compartilha o motor e alguns outros componentes.
Mas a personalidade da Dominar NS400Z é completamente diferente da exibida pela Dominar 400. É uma autêntica naked urbana, enquanto a outra é mais uma tourer média - um modelo também feito para o uso urbano, porém com alguma aptidão para passeios mais longos e viagens. A NS400Z, não: essa é para a cidade.

Fomos ao Autódromo Capuava, no interior de São Paulo, acelerar a Dominar NS400Z e ver do que essa moto é capaz. Será que ela conseguirá roubar da Dominar 400 o posto de moto mais vendida pela Bajaj no mercado brasileiro? Confira a seguir!
As diferenças entre as duas começam no design. A já conhecida e bem-sucedida Dominar 400 tem visual simpático, acessórios como para-brisa e encosto para garupa, e além disso já entrega de cara sua proposta de moto confortável para rolês. Já a nova NS400Z é agressiva, modernosa, robótica e bem mais jovial.
Impressionam o conjunto ótico frontal com projetor de luz e as luzes de rodagem diurnas em formato de raios - tudo em LED, assim como lanterna, luz de freio e piscas. O tanque é musculoso, porém um pouco menor que o da irmã - 12 litros, contra 13 litros. A NS400Z ainda exibe abas laterais invasivas bem verticais e banco em dois níveis e duas peças - na Dominar 400, também são separados, mas com desnível mais discreto.
Lá atrás a rabeta da NS400Z é mais arrebitada, não há bagageiro onde se pode instalar um baú e o suporte de placa é mais destacado. A lanterna, contudo, também exibe o charmoso design com duas seções verticais separadas. Para completar, as rodas da NS400Z também são diferentes, mas igualmente de liga leve.
A pegada aqui é mais radical e claramente destinada a um público mais jovem, que usa motos em trajetos curtos e quer desfilar para a turma e/ou curtir uma posição de pilotagem mais radical.
A proposta mais naked, por sinal, geram uma vantagem para a NS400Z: com 174 quilos em ordem de marcha, é 18 quilos mais leve que a Dominar 400. Uma grande diferença, que muda bastante as coisas na hora de pilotar.
À frente do piloto, o painel de instrumentos da NS400Z também é diferente. Na outra, é dividido em duas partes, sendo uma delas sobre o tanque. Aqui, é um display digital grande com as informações tradicionais, mas no canto direito há uma pequena telinha de LCD com informações complementares e funções selecionáveis. Inclusive quatro modos de pilotagem: sport, rain, road e off-road.
Isso mesmo: tem até off-road, algo inusitado em uma moto fundamentalmente urbana. Na prática, esse modo - assim como os outros - apenas mudam a entrega da potência, com maior ou menor rapidez, e o nível de interferência do ABS. Por fim, vale mencionar que o painel da NS400Z tem conectividade por Bluetooth, que permite até exibir indicações de GPS "curva a curva". Algo que a Dominar 400 não tem.
O motor da NS400Z é o mesmo da Dominar 400, mas com uma sutil diferença. Na nova naked, o monocilíndrico refrigerado a líquido, com comando duplo e 373,2 cm³ entrega os mesmos 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque da "irmã".
Mas foi feita uma recalibragem para que esses números cheguem nas 8.500 rpm e nas 7.000 rpm, respectivamente - na Dominar 400, a potência vem mais tarde, nas 8.800 rpm, e o torque chega mais cedo, nas 6.500 rpm.
No mundo real esses ajustes nem fazem muita diferença. O que se vê é que na NS400Z o motor demora um átimo a mais para "acordar" e "encher", o que só acontece ali entre as 5.000 rpm e as 6.000 rpm, mas quando isso acontece a moto "dispara" com mais disposição que a Dominar 400. O som áspero e aparentemente estrangulado é o mesmo que conhecemos da Dominar 400.
A grande diferença, mesmo, está nos 18 quilos a menos da NS400Z. Com essa massa menor, é óbvio que o desempenho é superior ao da "irmã", na qual o motor tem mais peso para carregar.
A NS400Z é mais ágil e mais "leve" nas mãos do piloto, que muda a trajetória da moto com muito mais facilidade - algo decorrente também da posição de pilotagem mais encaixada e inclinada à frente do que na Dominar 400.
Embora tenha essa pegada mais esportiva e posição de pilotagem diferente, a NS400Z - assim como a Dominar 400 - oferece bom nível de conforto para o piloto (mas nem tanto para um garupa) e ergonomia funcional, que não exige esforços em sua condução. Comandos e botões estão à mão e tudo é fácil de usar - inclusive as funções da telinha de LCD, que não exigem um curso de T.I. para que o piloto se habitue a elas.
Nosso test-ride com a NS400Z incluiu, por obra de São Pedro, algum tempo de posta molhada la na Capuava. Então a condução teve que ser um pouco mais cautelosa do que o habitual. Nesse cenário, testei bem os freios - que não me impressionaram, em especial o traseiro bem borrachudo - e os pneus Ceat, que apresentaram respostas coerentes com a proposta da moto e não deram sustos mesmo nas curvas.
Em resumo, a melhor definição para a nova Dominar NS400Z é exatamente essa: é uma moto coerente com sua proposta. Tem design cheio de personalidade, bom nível tecnológico, e também é bem equipada e confortável. Tudo isso com um preço atraente.
A Dominar NS400Z custa R$ 26.900, apenas R$ 400 a mais que a Dominar 400 - que custa R$ 26.500 (preços com frete incluso). Com valor apenas discretamente mais alto e mais tecnologia embarcada, a NS400Z facilmente tomará da Dominar 400 o posto de moto mais vendida pela Bajaj no país, certo? Pois saiba que não deverá ser bem assim.
Afinal, não é por acaso que a Dominar 400 é a moto mais vendida pela Bajaj no país. Tem alto nível de conforto inclusive para garupa, design mais conservador, compensa a falta de quitutes eletrônicos com acessórios funcionais e ainda tem preço muito atraente, que compõe um ótimo custo/benefício.
A nova NS400Z também tem ótimo custo/benefício. Mas como é destinada a outro tipo de público, o mais provável é que, no máximo, divida a "artilharia" do elenco da Bajaj com a Dominar 400. Afinal de contas, uns preferem design ousado e ajudas eletrônicas, mas outros ainda priorizam conforto e funcionalidade.
As primeiras revisões Bajaj Dominar NS400Z têm preços acessíveis. A primeira, com um mês ou 1.000 quilômetros, custa R$ 141,26. Já a segunda, com seis meses ou 5.000 quilômetros, custa R$ 378,76. E a terceira, com 12 meses ou 10.000 quilômetros, custa R$ 451,26. A moto já está nas lojas da Bajaj, disponível nas cores branca, preta, cinza ou vermelha (esta, claro, a minha preferida!)



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