Airbag e cinto para motos: novas opções vêm aí

Honda desenvolve bolsa inflável para scooters, e a Italdesign aposta em dispositivo que pode prender ou ejetar o piloto

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Roberto Dutra
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Cerca de uma semana atrás noticiamos aqui que está em desenvolvimento na Honda um sistema de embreagem eletrônica para ser aplicado em futuros modelos. Mas os japoneses não param e vem aí mais coisa: um novo airbag para scooters!

Airbag Para Scooter
Uma das patentes registradas pela Honda mostra o scooter PCX como "candidato" ao airbag
Crédito: Reprodução
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Ok, a "novidade" não é tão nova assim. Desde 2006 a própria Honda equipa uma de suas motos com um sistema de airbag para o piloto - a GL 1.800 Gold Wing. Mas o projeto em desenvolvimento é completamente novo por dois motivos: será do tipo cortina, e não do tipo frontal "balão" que estamos acostumados a ver, e destina-se a modelos de baixa cilindrada.

Nesta outra ilustração, a peça em formato de "U" na base do guidom: ali ficaria acondicionado o airbag
Crédito: Reprodução
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O dispositivo foi identificado em algumas patentes registradas recentemente pela marca. Se na Gold Wing o airbag serve para tentar impedir que o piloto seja projetado para a frente da moto, o airbag de cortina vai evitar que ele se lesione ao colidir com o guidom e com a parte interna do escudo frontal do scooter - inclusive o para-brisa, nos modelos que têm esse item  - como, o SH 300i vendido no Brasil (mas o modelo que aparece na imagem é o PCX).

O airbag para scooter ficaria sob o para-brisa, que pula para a frente se a bolsa for inflada
Crédito: Reprodução
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Pelas patentes registradas, esse airbag ficaria acondicionado na base do guidom, em um compartimento com formato de "U". Uma segunda opção seria acomodá-lo dentro do escudo, embaixo do para-brisa - que se soltaria para a frente quando a bolsa inflável fosse acionada.

A Honda Gold Wing tem airbag para piloto desde 2006. Foi a primeira do mundo a ganhar o equipamento
Crédito: Divulgação
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Como é frequente nas indústrias de motocicletas e de automóveis, o dispositivo está em desenvolvimento e mesmo a patente registrada não é garantia de que, um dia, chegue à linha de produção. A Honda diz investir nisso porque em torno de 60% das colisões que envolvem motociclistas são frontais. Será que vai virar equipamento padrão?

E o cinto de segurança para motos?

Bem longe do Japão, mais precisamente na Itália, outra empresa se dedica a criar um novo dispositivo de segurança para motociclistas: um cinto de segurança. Ok, também não é algo tão novo assim... Mas cintos de segurança nunca foram "oficialmente" aplicados em veículos de duas rodas, até por suscitarem dúvidas sobre sua efetividade - será seguro manter o piloto preso à moto em caso de acidente:? Além disso,  a ideia também nunca pareceu muito atraente para os motociclistas.

O desenho do estúdio Italdesign mostra o piloto preso a um banco concha, e dele saem os cintos
Crédito: Reprodução
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Independentemente, disso, a Italdesign trabalha no desenvolvimento do componente e aposta em um grande diferencial: seria um dispositivo "inteligente", capaz de identificar a necessidade de prender o usuário ao banco ou, por outro lado, soltá-lo para ser ejetado.

O equipamento imaginado pela Italdesign tem um encosto rígido ao qual o piloto vai preso por uma faixa em cada ombro e uma terceira faixa na cintura. Se o dispositivo identificar que a melhor opção é permitir que o piloto seja ejetado no caso de colisão ou tombo, todo esse conjunto se desprende da moto.

Basicamente o piloto ficaria preso à moto no caso de colisões pequenas, para não ter contato com a carroceria de outro veículo, por exemplo, e seria ejetado nas colisões maiores, para não ficar preso às ferragens ou à própria moto quando esta deslizar pelo asfalto.

Nesta outra ilustração, o motociclista sofre uma colisão lateral de um automóvel: o cinto prende ou ejeta o piloto
Crédito: Divulgação
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Para quem não ligou o nome aos projetos, a Italdesign é um estúdio italiano responsável pelo design de alguns dos mais belos automóveis que já vimos - caso de Alfa Romeo 159, Bugatti Chiron, DMC De Lorean (sim, aquele mesmo dos filmes De Volta pro Futuro), Lotus Esprit, Maserati 3.200 GT, Subaru SVX e Volkswagen Scirocco, entre outros. A empresa trabalha em muitas áreas e, além de designers, tem engenheiros em suas fileiras.

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