Bajaj e Royal Enfield bateram recordes em julho

Vendas das duas principais marcas "newcomers" no mês passado mostram que o mercado, definitivamente, não é mais o mesmo

  1. Home
  2. Motos
  3. Bajaj e Royal Enfield bateram recordes em julho
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Bajaj e Royal Enfield não estão fracas, não. As duas marcas, que são as principais "newcomers" do mercado brasileiro - aquelas há relativamente pouco tempo no país - viram as vendas de motos baterem recordes no mês passado. Com os resultados, reforçam o que já falamos aqui em análises anteriores: o mercado brasileiro de motocicletas, definitivamente, não é mais o mesmo de anos passados.

E Bajaj e Royal Enfield - ambas com produção na Índia e montagem CKD em Manaus (AM) - não estão sozinhas nesta nova realidade. A Shineray, que já foi motivo de certo desprezo no país, é hoje a terceira marca que mais vende motos (vindas da China) por aqui. E logo abaixo dela vem a Mottu, que nem marca é: trata-se de uma startup que emplaca motos da TVS indiana para, depois, alugar e/ou vender.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas, neste momento, fiquemos com Bajaj e Royal Enfield...

Bajaj Pulsar N150 1
Bonita e completa, a Pulsar N150 é o lançamento mais recente da Bajaj no mercado brasileiro
Crédito: Roberto Dutra/WM1
toggle button

Bajaj cresceu mais de 200% em um ano

A Bajaj, que atualmente é a sétima marca que mais vende motos no Brasil, registrou 2.406 unidades motos emplacadas em julho. Além disso, produziu 2.789 unidades em Manaus (AM).

Com esses volumes, a marca atingiu um recorde duplo e agora já contabiliza 30 mil motos comercializadas desde o início das atividades no país. As vendas em julho, isoladamente, representaram um crescimento e 146% em relação ao mesmo mês do ano passado. Um excelente resultado para uma marca que está no Brasil há apenas três anos - começou suas operações aqui em dezembro de 2022.

A linha Bajaj tem, atualmente, cinco modelos: Pulsar N150, Dominar NS160, Dominar NS200, Dominar 250 e Dominar 400. A que mais vende é a maior e mais cara - a Dominar 400. Nada surpreendente, visto se tratar de um modelo com excelente relação custo/benefício.

Com ótimo custo-benefício, a Dominar 400 é a moto mais vendida pela Bajaj no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

No acumulado do ano, de janeiro a julho, a Bajaj já emplacou 14.035 unidades, volume que representa crescimento de 206% em relação às 4.594 unidades do mesmo período de 2024.

"O nosso crescimento consistente é resultado de um trabalho sólido, que temos desenvolvido com o apoio da Bajaj Auto Limited. Temos fortalecido gradativamente a nossa estrutura de produção e vendas para suportar o crescimento gradativo em todo o país", afirmou Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Bem nichada, a Royal Enfield também comemora

A Royal Enfield, por sua vez, também só tem motivos para comemorar. Quase sempre investindo em modelos de média cilindrada com pegada clássica ou retrô, é a sexta marca que mais vende motos no país este ano - portanto, um degrau acima da Bajaj.

Essa inglesa com produção indiana já tem oito anos de mercado brasileiro e anotou, em julho, seu melhor mês no país. Foram 2.801 motocicletas emplacadas, volume 11,2% superior às 2.517 unidades de junho e 35% superior às 1.537 unidades de julho de 2024.

A trail Himalayan 450 é, atualmente, a Royal Enfield mais vendida no país
Crédito: Divulgação
toggle button

"O resultado reflete a consolidação da Royal Enfield como uma das principais marcas estabelecidas no Brasil, devido à nossa proposta única de motos de média cilindrada com design clássico e experiência de pilotagem autêntica", celebra Gabriel Patini, diretor executivo da Royal Enfield.

O destaque absoluto em julho foi a trail Himalayan 450, com 991 unidades emplacadas. Na sequência, vieram a custom Super Meteor 650 (639 unidades), a classic urbana Hunter 350 (423), a custom Meteor 350 (396) e a bobber Shotgun 650 (248).

A custom Super Meteor 650 teve fila de espera quando foi lançada e continua um sucesso até hoje
Crédito: Guilherme Veloso/Divulgação
toggle button

Modelos como Classic 350, Continental GT, Scram 411 e Interceptor também contribuíram para o resultado, reforçando a diversidade do portfólio da Royal Enfield e sua capacidade de atender diferentes perfis de motociclistas.

"Estamos orgulhosos de ver a Royal Enfield ocupando um espaço cada vez mais relevante no mercado brasileiro", comemora Thais Gallo, gerente de vendas da Royal Enfield Brasil.

Não perca:

Comentários
Wid badge