A BMW anunciou, em Munique, na Alemanha, um novo sistema de embreagem automática batizado de Automated Shift Assistant (ASA). Segundo a marca alemã, o dispositivo é sintonizado com o slogan "Simplify your ride" - simplifique sua pilotagem, em tradução livre -, e busca tornar a condução da moto mais fácil e prática, mas "sem sacrificar a importância emocional de trocar as marchas".
O ASA tem dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente, que automatizam a embreagem e o câmbio da transmissão de seis marchas. No entanto, é diferente de uma embreagem assistida convencional. Na prática, o piloto não precisa acionar o manete de embreagem com a mão esquerda. A peça, aliás, deixa de existir. Mas, ao contrário do que vemos, por exemplo, no sistema Dual Cluth Transmission (DCT) da Honda, o pedal de troca de marchas continua lá.
A BMW diz que, com o ASA, momentos da pilotagem como as partidas, as paradas e as manobras ficam mais fáceis. Além disso, argumenta que o sistema cria uma conexão mais direta do piloto com a força do motor boxer, já que o atuador da embreagem, que é muito preciso, facilita o controle da moto através apenas do acelerador e das próprias trocas das marcha.
O sistema tem dois modos de funcionamento. No modo "M", de "manual", as trocas ainda podem ser feitas pelo piloto, através do pedal de marchas. Apenas não há necessidade de acionar o manete de embreagem. Assim, quem decide o momento das trocas é o piloto.
Já no modo "D", de "drive", o ASA toma conta das ações. Aciona a embreagem e também faz as trocas das marchas, que são escolhidas pela unidade eletrônica de controle.
Segundo a BMW, neste modo, ao mudar de marcha, o solavanco típico de uma transmissão com embreagem manual é amplamente eliminado. Desta forma, até mesmo aquela "bicada" do capacete do garupa no do piloto é evitada.
O sistema ASA também tem as respostas calibradas para cada modo de pilotagem disponível na moto. Ou seja, responde de acordo com cada riding mode. Para completar, também usa como parâmetros as informações do Active Cruise Control e do front collision warning - o piloto automático e o aviso automático de colisão dianteira.
· Elimina completamente a necessidade de o piloto acionar a embreagem
· As trocas das marchas são mais dinânicas e preciusas, aumentando o prazer na pilotagem
· É possível escolher entre trocas "manuais" ou completamente automáticas
· Adapta automaticamente as trocas das marchas às preferências do piloto (via riding modes) no modo de condução "drive"
· Elimina totalmente a possibilidade do motor apagar por causa de trocas de marchas mal feitas
A marca ja adiantou que o sistema ASA foi criado para o motor boxer. Sendo assim, deverá ser oferecido como na recém-lançada R 1300 GS e nas evoluções dos modelos R 1250 RT, R 1250 RS, R 1250 R, R 12 e R18.