O canal de notícias da Webmotors

Chegou de viagem? É hora de revisar a moto!

Check-up no retorno é tão importante quanto o feito antes da partida. Veja por que fazer e o que verificar na parceira

por Roberto Dutra

Já falamos muitas vezes aqui que é preciso fazer uma boa revisão na moto antes de pegar a estrada para evitar imprevistos, certo? Mas muita gente não se liga que também é importante revisar a moto, fazer um bom check-up mesmo, depois de retornar de uma jornada.

Confira ofertas de motos novas e usadas na Webmotors!
Afinal, foram muitos quilômetros rodados sob poeira, fuligem e resíduos de todo tipo e, às vezes, chuva. Dar uma revisada na moto também vai impedir surpresas durante seu uso até o próximo passeio e deixá-la quase pronta para esse rolé - mas lembre-se que a "geral" de agora não elimina a revisão pré-viagem que deverá ser feita mais adiante.
Revisar a moto pós-viagem é até mais simples que o check-up pré-viagem. Basicamente consiste em uma lavagem bem completinha, uma minuciosa inspeção visual, para a verificação de alguns componentes, e lubrificação de algumas partes. Comece com aquele banho e capriche, pois muitas vezes a sujeira esconde problemas como vazamentos e até a ausência de parafusos que ficaram pelo caminho. Dê um bom brilho na parceira de viagens e seque bem - onde não for alcançável por um pano, espere secar.

Em seguida, observe o estado geral da moto: como estão os pneus, a relação, as pastilhas de freio, os movimentos dos manetes e o funcionamento da iluminação. Inclusive, é bom ligar a moto e botá-la em movimento, em baixa velocidade, para verificar se há ruídos estranhos. Aproveite e cheque porcas, parafusos aparentes e lentes de lanterna e piscas: muitas vezes a própria vibração do conjunto pode afrouxá-los.

Agora é hora de reapertos, calibragem e lubrificação. Primeiro, reaperte porcas, parafusos, lentes e quaisquer peças que ganharam folga. Dê atenção especial aos raios das rodas, se não for de liga leve. E, se for o caso, dê aquela regulada no cabo de embreagem e verifique o nível do fluido do freio dianteiro - se diminuiu, complete. Feito isso, verifique a calibragem dos pneus. Por fim, lubrifique a corrente e, se necessário, faça a regulagem da tensão. Outro ponto que merece uma lambrecada de lubrificante é a articulação do descanso.

Pronto! Sua moto está apta a rodar com segurança - ou mesmo a ficar guardadinha na garagem - até que o próximo passeio aconteça. E quando chegar essa hora, "não dê sorte para o azar": faça uma revisão pré-viagem para não ter surpresas pelo meio do caminho!

Comentários

Carregar mais