Moto suja se lava em casa

Deixar sua paixão no brilho não tem mistério, mas tome alguns cuidados na hora desse banho especial. Veja como fazer

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Roberto Dutra
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Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem a carroceria que cobre o motor, freios, cabos, componentes elétricos e eletrônicos etc. Na moto, devemos proteger algumas partes - por exemplo, bote um tampão no escapamento para evitar a entrada de água. Além disso, sempre jogue a água na moto de cima para baixo, mesmo que seja com compressor. Vamos as dicas para deixar nova a sua moto suja.

2. Lavagem De Moto
Para proteger componentes elétricos e partes mais sensíveis, sempre borrife a água na moto de cima para baixo
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Conheça, a seguir, alguns truques simples para você mesmo lavar sua moto, economizar uma grana e preservar sua paixão!

Querosene e solventes

Muitos componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha (os chamados retentores). Eles estão na corrente e em juntas como balança, suspensão, pedal de câmbio e outros. Ao jogar querosene por cima, estas borrachas sofrem um ressecamento e, em algum momento, vão rachar, e perderão a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitirão o vazamento de óleo. Um produto muito barato, simples e fácil de encontrar é o óleo diesel. Faz a mesma função do querosene, mas sem atacar as borrachas e plásticos!

Solupan

Também evite esse produto: é um composto químico altamente agressivo para a parte externa do motor. Existem vários produtos específicos para lavagem de carros e motos que removem a sujeira sem agredir a pintura nem os cromados.

Proteção

Para dar um jeito na sua moto suja, use óculos de proteção, luvas cirúrgicas, pincel macio, uma vasilha, um balde, panos, esponja e mangueira. Para borrifar o óleo diesel utilize aqueles mesmos borrifadores de plástico usados para regar plantas. Mas não use depois nas plantas!

A lavagem

Para começar, borrife diesel nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais grossas: debaixo do motor, nas áreas onde respinga o óleo da corrente, por baixo dos para-lamas (que ficam respingados de asfalto derretido), na tampa do cárter, na balança traseira, nas bengalas, na roda traseira - sem atingir o disco ou cubo de freio -, nos raios e no bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sob pressão, só para retirar o diesel.

Esfregue a moto com uma esponja macia. Tome cuidado especial na área do tanque
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Mergulhe a esponja na água com detergente específico para lavagem de moto e ensaboe a motocicleta toda até ficar coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a mais suja. Enxague com cuidado, sem pressão, até o sabão sair todo. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido.

Acabamento

Agora que a moto não está mais suja, vamos aos finalmentes. Enxugue com um pano macio (fraldas de pano ou camisetas velhas são excelentes). Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente as partes cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e, depois de tudo seco, volte a ligar o motor por uns dois minutos só pra secar um pouco mais.

Para secar, use um pano macio e sem fragmentos, para evitar arranhões
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Complementos

Se quiser dar um brilho, dê um polimento com cera - mas só a cada dois meses. Nas peças cromadas, use limpa prata, com o cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque, pode-se usar cera automotiva. Mas um aviso: não recomendamos o polimento do tanque (nem encerar o banco) porque fica tudo muito escorregadio.

Mais dicas

Nunca passe produtos químicos nos pneus, como o famoso "pretinho", porque a química resseca a borracha. Além disso, depois da lavagem, lubrifique a corrente com óleo 90 em spray ou graxa. Aproveite e lubrifique também o cabo de embreagem com óleo fino.

Evite usar solventes e querosene, que atacam os retentores de borracha da corrente e em outras partes da moto
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Lave a moto em intervalos superiores a 15 dias, de preferência a cada 30 dias.

Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, fazer uma checagem das lâmpadas e regulagens diversas.

Se você é daqueles mais cuidadosos, que chegam até a tirar o tanque para lavar a moto, cuidado: não jogue água nestas partes que ficam escondidas. Ali, o melhor é limpar apenas com pano úmido.

Por fim, ao término da diversão, cuidado nas primeiras frenagens: o sistema de freios estará molhado e frio.