O canal de notícias da Webmotors

Com nova realidade, mercado de motos está aquecido

Setor fechou abril com nova alta e mantém boas expectativas para este ano. Ranking de vendas consolida marcas "novatas"

por Roberto Dutra

O mercado brasileiro de motocicletas continua aquecido e fechou o mês de abril com nova alta nas vendas. Foram emplacadas 182.676 unidades, volume 10% superior às 166.013 unidades vendidas em março.
As vendas em abril também corresponderam a uma alta de 7,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. Para completar, o número de emplacamentos no acumulado deste ano já atingiu 656.600 unidades, volume 8,9% maior que as 602.592 unidades entregues nos quatro primeiros meses do ano passado.
Caso continue no mesmo ritmo, com uma média de 164 mil unidades emplacadas mensalmente, o mercado brasileiro de motocicletas poderá chegar a 1,96 milhão de unidades até o fim do ano.

Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto

Participação das marcas

No mês de abril a Honda manteve sua liderança disparada, com 66,7% de participação, seguida de longe pela Yamaha, que ficou em segundo lugar com 13,7%.
Nas posições seguintes, mais uma vez podemos ver que o mercado brasileiro de motocicletas vive uma nova realidade. Hoje, marcas que outrora ocuparam as primeiras posições ficaram bem para trás, e foram substituídas por outras, que investem em modelos de baixa cilindrada e preço acessível.
Na terceira posição ficou a Shineray, com 5,8% de participação. Em quarto lugar veio a Mottu, com 5,6 de market share. Com operações concentradas na grande São Paulo, a Mottu aluga e/ou vende o modelo Sport 110i, que é montado em Manaus (AM) com kits fornecidos pela gigante indiana TVS. Também aluga os modelos Pop 110i, que é Honda, e Mottu E, um scooter elétrico. Ou seja, a Sport 110i é seu principal produto.
Em quinto ficou a Avelloz, marca com atuação mais focada nas regiões Norte e Nordeste, e que tem um line-up enxuto, com apenas três modelos. Por fim, todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.
No acumulado do ano as posições se repetem. Há apenas leves variações na participação de mercado de cada marca: Honda com 68%; Yamaha com 14,4%; Shineray com 5,7%; Mottu com 3,5%; e Avelloz com 1,4%. Mais uma vez todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.

O ranking de vendas por marca em abril, ficou da seguinte forma (em unidades):
  1. Honda - 121.875
  2. Yamaha 25.057
  3. Shineray - 10.687
  4. Mottu - 10.241
  5. Avelloz - 2.644
  6. Royal Enfield - 2.325
  7. Bajaj - 2.084
  8. Haojue - 1.843
  9. Triumph - 1.211
  10. BMW - 1.135
  11. Kawasaki - 968
  12. Zontes - 553
  13. Dafra - 486
  14. Suzuki - 289
  15. Bull - 196
  16. Harley-Davidson - 168
  17. Ducati - 140
  18. GCX - 120
  19. VMoto - 94
  20. Watts - 79
Já no acumulado do ano, o ranking de vendas por marca está da seguinte forma (em unidades)
  1. Honda - 446.698
  2. Yamaha - 94.937
  3. Shineray - 37.398
  4. Mottu - 23.547
  5. Avelloz - 9.108
  6. Royal Enfield - 8.688
  7. Bajaj - 7.549
  8. Haojue - 6.857
  9. BMW - 4.096
  10. Triumph - 3.795
  11. Kawasaki - 2.946
  12. VMoto - 2.078
  13. Dafra - 1.981
  14. Zontes - 1.671
  15. Suzuki - 949
  16. Bull - 749
  17. Harley-Davidson - 522
  18. GCX - 431
  19. Ducati - 386
  20. Watts - 232
Oferta Relacionada: Marca:YAMAHA Modelo:MT-03-ABS

Comentários

Carregar mais