Como evitar problemas na parte elétrica da moto

Manutenção dos componentes é a principal medida. Mas é preciso mexer com cuidado para não danificar os componentes

  1. Home
  2. Motos
  3. Como evitar problemas na parte elétrica da moto
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O caro leitor e motociclista certamente sabe muito bem que a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas nos componentes mecânicos da moto. Um óleo aqui, um filtro ali, um fluido acolá e a moto estará sempre pronta para te levar aonde você quiser. Mas, ao mesmo tempo, muita gente esquece de cuidar da parte elétrica da moto - algo tão fundamental quanto a mecânica.

Então listamos aqui alguns dos principais cuidados que se deve ter para evitar problemas nos componentes elétricos. Que, se mal cuidados, podem te botar em sérios apuros.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

6 dicas perfeitas para evitar problemas na parte elétrica da moto

1. Bateria

As funções primordiais da bateria são fornecer a energia na hora da partida e sustentar dispositivos elétricos que funcionam mesmo com a moto desligada - como alarmes, por exemplo. Então use a bateria especificada para a sua moto, sem mudar dimensões, amperagem ou especificação (não use bateria de no-break, por exemplo).

E verifique seu estado pelo menos uma vez por mês: se não for selada, complete com água para bateria; inspecione e limpe os bornes, onde em algum momento vai aparecer zinabre; e tenha certeza de que os cabos estão bem apertados - cabos frouxos geram panes intermitentes e podem causar danos a componentes como o regulador de voltagem e até o estator (que tem a função de gerar a energia quando a moto está ligada).

2. Velas

A vela gera a fagulha necessária para que a mistura ar/combustível entre em combustão dentro do cilindro. Para que ela funcione, é preciso receber a energia que vem do sistema elétrico da moto. E, claro deve estar bem instalada - rosqueada na pressão correta e com os cabos de ignição bem encaixados - e em plena vida útil: velas muito usadas dão centelha fraca, por exemplo. Tire a vela e veja seu estado: se estiver com alguma coloração diferente da original, é hora de trocar.

3. Ignição

Quanta gente já ficou na mão porque virou a chave na ignição e... cri, cri! Nem sinal. Pois é, isso pode acontecer por vários motivos, do simples desgaste do miolo à umidade excessiva ali dentro. Para prevenir é fácil: pelo menos uma vez por mês dê uma pulverizada com WD40 ali dentro. Isso vai manter o miolo limpo, lubrificado e protegido da umidade.

4. Regulador de voltagem

Uma das peças mais "famosas" entre os motociclistas: toda moto tem um e algum dia praticamente todos vão dar problema. Para evitar ou pelo menos adiar esse momento, mantenha essa peça - que normalmente fica bem exposta nas motos que não são carenadas - limpa e protegida, e evite que sofra impactos. Ou seja, nas motos em que está instalada à frente do motor e na parte inferior do quadro, muito cuidado com quebra-molas, buracos e pedras.

5. Lâmpadas

É comum alguma lâmpada da moto parar de funcionar e logo pensarmos que é problema na parte elétrica. Acredite: na maioria absoluta das vezes, é só trocar a lâmpada. Ou, pelo menos, essa é a primeira cosia que você deve fazer. Se trocá-la e a nova não funcionar, aí será hora de começar a investigar o problema, por eliminação: soquete, fiação etc. Uma dica: nas lanternas que têm dois filamentos - um para lanterna e outro para luz de freio, é normal que apenas um desses filamentos pare de funcionar.

6. Lavagem

Evite a todo custo lavar sua moto com lavadoras pressurizadas. Como o jato de água é forte, pode romper os isolamentos que existem em componentes como punhos de luz, cabos de vela e outros. Aí sua moto literalmente ficará "afogada" e poderá ser difícil descobrir o problema rapidamente. Se for lavar com mangueira, pelo ,menos cubra com sacos plásticos esses componentes elétricos que ficam mais expostos.

Comentários