O caro leitor e motociclista certamente sabe muito bem que a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas nos componentes mecânicos da moto. Um óleo aqui, um filtro ali, um fluido acolá e a moto estará sempre pronta para te levar aonde você quiser. Mas, ao mesmo tempo, muita gente esquece de cuidar da parte elétrica da moto - algo tão fundamental quanto a mecânica.
Então listamos aqui alguns dos principais cuidados que se deve ter para evitar problemas nos componentes elétricos. Que, se mal cuidados, podem te botar em sérios apuros.
As funções primordiais da bateria são fornecer a energia na hora da partida e sustentar dispositivos elétricos que funcionam mesmo com a moto desligada - como alarmes, por exemplo. Então use a bateria especificada para a sua moto, sem mudar dimensões, amperagem ou especificação (não use bateria de no-break, por exemplo).
E verifique seu estado pelo menos uma vez por mês: se não for selada, complete com água para bateria; inspecione e limpe os bornes, onde em algum momento vai aparecer zinabre; e tenha certeza de que os cabos estão bem apertados - cabos frouxos geram panes intermitentes e podem causar danos a componentes como o regulador de voltagem e até o estator (que tem a função de gerar a energia quando a moto está ligada).
A vela gera a fagulha necessária para que a mistura ar/combustível entre em combustão dentro do cilindro. Para que ela funcione, é preciso receber a energia que vem do sistema elétrico da moto. E, claro deve estar bem instalada - rosqueada na pressão correta e com os cabos de ignição bem encaixados - e em plena vida útil: velas muito usadas dão centelha fraca, por exemplo. Tire a vela e veja seu estado: se estiver com alguma coloração diferente da original, é hora de trocar.
Quanta gente já ficou na mão porque virou a chave na ignição e... cri, cri! Nem sinal. Pois é, isso pode acontecer por vários motivos, do simples desgaste do miolo à umidade excessiva ali dentro. Para prevenir é fácil: pelo menos uma vez por mês dê uma pulverizada com WD40 ali dentro. Isso vai manter o miolo limpo, lubrificado e protegido da umidade.
Uma das peças mais "famosas" entre os motociclistas: toda moto tem um e algum dia praticamente todos vão dar problema. Para evitar ou pelo menos adiar esse momento, mantenha essa peça - que normalmente fica bem exposta nas motos que não são carenadas - limpa e protegida, e evite que sofra impactos. Ou seja, nas motos em que está instalada à frente do motor e na parte inferior do quadro, muito cuidado com quebra-molas, buracos e pedras.
É comum alguma lâmpada da moto parar de funcionar e logo pensarmos que é problema na parte elétrica. Acredite: na maioria absoluta das vezes, é só trocar a lâmpada. Ou, pelo menos, essa é a primeira cosia que você deve fazer. Se trocá-la e a nova não funcionar, aí será hora de começar a investigar o problema, por eliminação: soquete, fiação etc. Uma dica: nas lanternas que têm dois filamentos - um para lanterna e outro para luz de freio, é normal que apenas um desses filamentos pare de funcionar.
Evite a todo custo lavar sua moto com lavadoras pressurizadas. Como o jato de água é forte, pode romper os isolamentos que existem em componentes como punhos de luz, cabos de vela e outros. Aí sua moto literalmente ficará "afogada" e poderá ser difícil descobrir o problema rapidamente. Se for lavar com mangueira, pelo ,menos cubra com sacos plásticos esses componentes elétricos que ficam mais expostos.