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Como preparar sua moto para a viagem do feriadão

Com foco na arrumação das bagagens e na manutenção, listamos aqui os cuidados necessários antes de pegar a estrada

por Roberto Dutra

Quer saber como preparar sua moto para a viagem do feriadão? É isso mesmo, o feriadão está chegando! É hora de botar a moto na estrada. Ótimo! Mas a viagem começa, antes, com organização da bagagem, e na garagem, ao arrumar a moto para o trajeto.
Fizemos, aqui, uma lista prática e rápida do que observar e fazer na moto antes da viagem - com foco na manutenção e na arrumação das bolsas - para que seu passeio ocorra sem transtornos. Vamos lá?

Como preparar sua moto para a viagem do feriadão

Planejamento


Os grandes viajantes da história já provaram e comprovaram: viagens bem planejadas têm muito mais chances de serem melhores e de darem certo, e são menos vulneráveis a contratempos. Então, se sua viagem é média ou longa, planeje.
Use o Google e o Maps para ver lugares seguros e confortáveis para as paradas, onde vai abastecer, ou pernoitar e até em que lugar poderá encontrar socorro em caso de problemas com a moto. Se puder, faça um seguro-viagem: no mercado já existem opções desse tipo de produto que você contrata somente para o período de passeio, com preços muito acessíveis.

Ainda em casa

Separe sobre uma cama tudo o que pretende levar, de roupas a utensílios. Em seguida, veja de que maneira você pode diminuir esses volumes. Calcule o que será usado a cada dia, em cada situação.
Será que é preciso levar tantas blusas e calçados? A regrinha vale para pilotos solitários e, mais ainda, para aqueles com uma companhia - afinal, nesse caso a bagagem duplica. E lembre-se de levar os planos "B": chave reserva da moto e, se você usa óculos assim como eu, separe um extra na bagagem!

Distribuição dos volumes na moto


Bagagens definidas, é hora de pensar em como os volumes serão acomodados. Às vezes é melhor levar tudo em uma única bolsa, grande. Mas em outras vale distribuir os volumes por duas ou três bolsinhas menores.
Nas motos só com bagageiro ou baú traseiro, ou mesmo só com grelha e sissy-bar (o popular encosto para garupa), a primeira opção funciona bem. Naquelas com alforges rígidos ou de lona, ou com baús laterais, naturalmente é melhor distribuir os volumes.

Na garagem


A organização da bagagem varia de acordo com a moto, mas uma coisa não muda: os volumes mais pesados devem sempre ficar embaixo e os mais leves, em cima. Isso centraliza pesos e massas e evita desequilíbrios e até a perda de bagagens pelo meio do caminho.
Também é importante equilibrar o peso nos alforges ou baús laterais, para que um lado não fique mais pesado do que o outro. Outra dica: deixe tudo bem organizado e compartimentado, para ter fácil acesso a qualquer coisa em caso de necessidade. Objetos grandes ou mais pesados devem ser levados lá atrás, presos à grelha. E, importante: deixe as capas de chuva bem acessíveis, para poder vesti-las rapidamente caso isso seja necessário.

No tanque e no guidom da moto, não


Evite levar objetos sobre o tanque ou amarrados ao guidom - eles podem, eventualmente, atrapalhar a pilotagem e até levar a quedas. Mesmo as mochilas com base magnética, feitas para serem presas no tanque, podem te atrapalhar.

Como prender

Nos baús e alforges é fácil: organize tudo ali dentro e feche bem fechado. Para garantir que os volumes não ficarão molhados em caso de chuva, bote tudo sempre dentro de sacos plásticos.

Barracas de camping devem ser amarradas com redes, em posição horizontal, sobre a grelha ou bagageiro. Sem baú nem alforges, prenda na grelha e no sissy-bar com a melhor amiga do motociclista: a redinha. E não só uma, e nem só com ela - use duas ou mais redinhas e também extensores elásticos, passe-os em "X", para ter certeza de que nada ficará pelo caminho. Aqui também vale a dica de acomodar tudo dentro de sacos plásticos, para o caso de chuva.

Acampamentos de moto

Quem viaja de moto para acampar inevitavelmente leva barraca e colchonete. Estes dois objetos, que têm mais volume do que peso, devem ser presos à moto em posição horizontal, para baixar o centro de gravidade.

Se sua moto é uma custom à moda motoqueiro malvadão, só com aquele sissy-bar alto "easy-rider", aí não tem jeito: faça com que barraca e colchonete se tornem um só volume, enrole um no outro, e prenda-o na vertical, atrás do garupa, com as redes e extensores elásticos. Dica preciosa: leve protetor solar e repelente de insetos!

Check-up de véspera

Antes de pegar a estrada, faça um bom check-up na moto. Na véspera, abasteça e não esqueça de calibrar os pneus - melhor fazer isso com a moto sem bagagens. A pressão dos pneus você encontra no manual do proprietário ou naquele adesivo colado na balança da sua moto.

Confira se tudo no painel de instrumentos funciona, bem como todas as luzes (faróis alto e baixo, piscas, lanterna e luz de freio). E, ainda, se todos os comandos e dispositivos estão ok - manetes, pedais, pedaleiras etc.
Além disso, evite viajar com a moto logo após uma revisão na oficina. Nesse caso, antes rode com ela por alguns dias para ter a certeza de que nada ficou frouxo, solto, malfeito, esquecido ou pendente. É difícil, mas acontece. Não deixe para descobrir problemas quando estiver na estrada.

Pau na máquina

Hora de viajar. Aí, valem as dicas de segurança. Se você não conhece a estrada que vai percorrer, informe-se. Respeite a sinalização, que não está lá por acaso, e evite manobras e ultrapassagens perigosas. E lembre-se: o trânsito não é uma competição.

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