6 motos para pegar a estrada e fugir do Carnaval

Que tal viajar em grande estilo, mas com segurança e conforto? Selecionamos opções para (quase) todos os gostos e bolsos

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Roberto Dutra
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O feriadão de Carnaval é uma ótima oportunidade para quem quer... fugir do Carnaval! Principalmente para quem curte fazer viagens de motos, já que normalmente são dias de tempo bom. No máximo vem aquela chuva de verão, no fim do dia. Então separamos aqui seis  motos maneiras para você viajar - seja no mundo real no feriadão, seja na imaginação.

6 motos para pegar a estrada e fugir do Carnaval

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1. Harley-Davidson Heritage Classic

Harley Davidson Heritage Classic 114 motos
A Harley-Davidson Heritage Classic tem várias virtudes e, na pilotagem, parece uma moto menor
Crédito: Divulgação
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A Heritage Classic é considerada por muitos a melhor das Harley-Davidson por reunir virtudes que aparecem apenas isoladamente nos outros modelos. Pode não ser a mais confortável, ágil ou rápidas das motos da marca americana, mas leva nota alta em todos esses quesitos. Leva piloto e garupa com bom nível de comodidade, tem ótima ciclística (na pilotagem parece uma moto menor) e vem completinha de fábrica: tem para-brisa, iluminação full-LED, faróis auxiliares, alforges para bagagens, plataformas para o piloto e, até 2018, encosto para garupa - infelizmente virou acessório de concessionária. Ainda assim é uma ótima moto para viagens. O modelo atual tem o motor Miwaukee-Eight V2 de 1.868 cm³, que rende 94 cv de potência a 5.020 rp e torque de 16 kgf.m a 3.000 rpm. Custa iniciais R$ 127.500, mas usadas boas podem ser encontradas por menos da metada desse valor.

2. Honda CRF 1.100L Africa Twin

A Honda CRF 1100L Africa Twin é vendida em quatro configurações. Esta é a topo de linha, a Adventure Sports
Crédito: Divulgação
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Se a ideia é passear por estradinhas de terra e chegar naquela cachoeira escondidinha, uma boa pedida é a Honda CRF 1.100L Africa Twin. A big trail roda bonito no asfalto, mas também encara caminhos menos convidativos com muita eficiência. Tem motor com dois cilindros em linha que rende 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm, muitos recursos eletrônicos embarcados e um painel de TFT que é um espetáculo. É vendida em quatro versões e seus preços começam em R$ 88.100. Não é barata, mas acredite: vale cada centavo, inclusive na versão mais completa e cara, a Adventure Sports, que tem tanque maior, baús, protetores laterais e faróis auxiliares.

3. Yamaha Tracer 900 GT ABS

A Yamaha Tracer 900 GT usa o mesmo motor na nervosa naked MT-09: um tricilíndrico de 115 cv
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Relativamente pouco badalada no mercado brasileiro, a Tracer é uma sport-touring cujas maiores virtudes são a agilidade e o desempenho vigoroso. No meio do caminho entre uma big trail e uma esportiva, essa quase crossover de iniciais R$ 66.790 tem visual agressivo, modos de pilotagem, um lindíssimo painel com tela de TFT e um motorzaço tricilíndrico (o mesmo da nervosa naked MT-09) que rende 115 cv a 10.000 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 8.500 rpm - ótimos números para seus 215 quilos de peso. Acrescente alguns acessórios como alforges laterais e um baú traseiro para bagagens e boa viagem - com emoção!

4. Suzuki V-Strom 650 Adventure

A versão Adventure da Suzuki V-Strom 650 já vem com o trio de baús para bagagens
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A linha V-Strom é velhíssima conhecida da turma que gosta de acelerar na estrada. A irmã maior (atualmente V-Strom 1.050 XT) é um canhão, mas esta V-Strom 650 Adventure é bem mais versátil. Menor, mais leve e mais maneável, facilita a passagem por estradas menos convidativas e é fácil de ser pilotada mesmo por condutores de baixa estatura. Tem suspensão traseira ajustável por "torneirinha" externa, banco muito confortável, para-brisa, controle de tração e tanque para 20 litros, entre outros baratos. E esta versão Adventure já vem com os baús laterais e traseiro. O visual não é exatamente bonito e o painel ainda é o velho de guerra com telinha de LCD e conta-giros analógicos, mas é uma moto extremamente confiável. O motor V2 de 645 cm³ entrega ótimos 71 cv de potência a a 8.800 rpm e 6,32 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Custa R$ 61.905.

5. Kawasaki Vulcan 650 S

A Kawasaki Vulcan 650 S é a única custom média à venda no mercado brasileiro
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A Vulcan 650 S é a única custom média zero-quilômetro à venda no mercado brasileiro. Há anos no mercado, já se mostrou confiável, robusta e até valorizada mesmo quando usada. O motor bicilíndrico refrigerado a água é o mesmo da Versys 650, das Z650 standard e RS e da Ninja 650. Também por isso, até que rende bem - na Vulcan, é calibrado para entregar 61 cv a 7.500 rpm e 6,4 kgfm a 6.600 rpm. O lado negativo dessa moto é o preço de R$ 51.030, um tanto alto diante do que a moto oferece além do bom desempenho. O painel é sem graça, o guidom é fino e acessórios para que fique mais confortável e útil, como sissy-bar e alforges, são essenciais. Mas a Vulcan é da boa escola japonesa: cuide bem que não quebra nunca!

6. Royal Enfield Himalayan 411

A Royal Enfield Himalayan aguenta o tranco, mas não espere uma performance emocionante
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Quer viajar bem e gastar pouco? Vá de Royal Enfield Himalayan 411. A trail média da marca inglesa cujas motos são fabricadas na Índia é barata - custa R$ 22.990 - e aguenta o tranco, desde que seja bem cuidada e o piloto não ultrapasse seus limites. Isso porque o motor monocilíndrico refrigerado a ar rende modestos 24,5 cv de potência a 6500 rpm e 3,2 kgf.m de torque a 4.500 rpm. Ou seja, não espere aqui uma performance super vigorosa. Mas, devagar e sempre, você chegará me qualquer lugar sentado em um banco confortável e gastando pouca gasolina - o consumo médio é de 27 km/l e a autonomia pode chegar a 400 quilômetros. Bom, né?

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