O caro leitor mais antenado viu aqui no WM1 que a CFMoto pretende ter nove motos no mercado brasileiro até o final de 2026. Além das já anunciadas e confirmadas Ibex 450, Ibex 700, CL-C 450 custom e CL-C 450 Bobber, outras cinco já foram devidamente escolhidas. Mas a marca não revelou quais serão estas outras cinco.
No entanto, estivemos no evento da CFMoto em Brotas (SP) para a apresentação das quatro motos já confirmadas e outros modelos estavam lá para conheceremos e experimentarmos. A partir dos test-rides e de apurações, podemos apontar quais serão, muito provavelmente, os modelos que também virão para o mercado brasileiro.
A Ibex 450 tem motor com dois cilindros em linha, 450 cm³, comando duplo e refrigeração líquida. Rende 44 cv de potência a 8.500 rpm com torque de 4,2 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas com secundária por corrente, e os freios são a disco simples na frente e atrás, ambos com ABS, da grife J. Juan e com diâmetros de 320 mm e 240 mm, respectivamente.
As suspensões dianteira e traseira são Kayaba. Na frente, tubos invertidos de 41 mm de diâmetro e ajustes na compressão e no retorno. Atrás, ajustes no retorno e e na pré-carga. Ambas têm 20 cm de curso. A distância livre do solo é de 22 cm.
Outras especficações importantes da Ibex 450 são a altura do assento em relação ao solo, ajustável entre 80 cm e 82 cm, o tanque para bons 17, litros, o peso de 185 quilos, as rodas raiadas calçando pneus de uso misto e sem câmaras nas medidas 90/90 R21 na frente e 140/70 R18 atrás, o painel de instrumentos com tela de TFT de cinco polegadas e o contole de tração. A CFMoto diz que a Ibex 450 chega à velocidade máxima de 152 km/h.
A custom usa o mesmo motor da Ibex 450, mas com outra calibragem. Aqui, rende 43,7 cv de potência a 9.000 rpm e os mesmos 4,2 kgfm de torque, porém a 6.250 rpm. O câmbio tem as mesmas seis marchas, mas a secundária é por correia - uma opção mais silenciosa e de baixa manutenção.
Com 2,20 metros de comprimento, a CL-C 450 é bem compridinha - algo coerente com sua proposta custom. O banco fica a 70,5 cm do solo, o que facilita a condução por pilotos de qualquer estatura. O tanque pega 12 litros, o peso chega a 181 quilos e os freios têm a mesma configuração vista na Ibex 450, mas o disco traseiro é menor, com 220 mm.
Também estão lá a suspensão dianteira invertida - mas com 37 mm de diâmetro e sem ajustes - e o monochoque traseiro, este com regulagem apenas na pré-carga. O painel é uma telinha de TFT de 3,6 polegadas. As rodas são de liga leve e calçam pneus nas medidas 130/90 R16 na frente e 150/80 R16 atrás e a moto também tem controle de tração. Segundo a CFMoto, a velocidade máxima da CL-C 450 é 153 km/h.
A Ibex 700 é uma trail/crossover de cilindrada média-alta. O motor de dois cilindros em linha, comando duplo e refrigeração líquida tem 693 cm³ de cilindrada e entrega 68 cv de potência a 9.500 rpm com 6 kgfm de torque a 6.000 rpm.
É um modelo de aparência robusta e imponente. Pesa 240 quilos, tem 2,24 metros de comprimento e distância livre do solo de 19,2 cm. O banco está a 80,4 cm do solo, distância que permite a pilotos de quase todas as estaturas pilotá-la sem sofrimentos.
Os freios têm dois discos de 300 mm na frente mais disco simples de 240 mm atrás - ambos com ABS. Já as suspensões têm tubos invertidos de 43 mm de diâmetro e curso de 15 cm na frente e sistema monochoque e curso de 14,8 cm atrás. Ambas têm ajustes no retorno e na pré-carga.
As rodas são raiadas e calçam pneus sem câmaras nas medidas 110/80 R19 na frente e 150/870 R17 atrás, e o controle de tração pode ser desligado para a prática do off-road. A Ibex 700 ainda tem iluminação full-LED, painel de TFT de cinco polegadas, para-brisa com ajuste de altura e bancos e punhos com aquecimento. A velocidade máxima é de 180 km/h - essa moto não é fraca, não!
A aposta da CFMoto em uma bobber até surpreende. É que as motos custom ainda são, de certa forma, modelos de nicho - respondem por apenas 1,5% das vendas totais de moto no Brasil. E as bobber são um subnicho dentro do segmento.
No entanto, é fato que lançar uma "versão" é mais fácil do que lançar um outro modelo completamente diferente: a Bobber é apenas uma CL-C 450 com outra "roupa' e algumas diferenças sutis, como posição das pedaleiras do piloto por exemplo, que são mais recuadas.
Assim como a CL-C 450 custom, a Bobber tem motor com dois cilindros em linha, que rende 43,7 cv de potência a 9.000 rpm e 4,2 kgfm de torque a 6.250 rpm. Outras especificações importantes são a transmissão secundária por correia, os freios com ABS da grife J. Juan, o controle de tração, as rodas de 16 polegadas, o banco monoposto "flutuante" e o painel igual ao da CL-C custom. Velocidade máxima: 153 km/h
Estes dois modelos estavam presentes e disponíveis para test-ride no evento da CFMoto. E apostamos que são os próximos a ser lançados pela CFMoto, lá na frente - depois de Ibex 450, CL-C 450 custom, Ibex 700 e CL-C 450 Bobber. O motivo? Compartilham componentes com a Ibex 450 e com as CL-C 450.
Isso torna sua homologação bem mais ágil e também facilita a montagem em Manaus (AM), ao lado das citadas acima, já que otimiza a logística industrial - por exemplo, fazer um mesmo motor para vários modelos é bem mais fácil do que fazer diferentes motores para vários modelos.
As duas usam o mesmo bicilíndrico de 450 cm³ da Ibex e da CL-C. A calibragem muda um pouco, e ambas dispõem de 50,3 cv de potência a 9.500 rpm com 3,9 kgfm de torque a 7.600 rpm. Freios, suspensões, chassis, pneus, escapamento, tanque, rabeta e até rodas são iguais nas duas.
A naked tem visual robótico e moderno, 173 quilos de peso, banco a 79,5 cm do solo, vão livre de 15,5 cm e chega à velocidade máxima de 178 km/h. Já a esportiva naturalmente é toda carenada, pesa 168 quilos, tem banco 79,5 cm a 81,5 cm do solo (altura ajustável), vão livre de 14 cm e atinge 190 km/h.
O SC 150 é um scooter urbano moderninho e até bonito. Tem motor de 149 cm³, com um cilindro e refrigeração líquida, que entrega 14 cv de potência a 8.250 rpm com 1,4 kgfm de torque a 6.500 rpm. A transmissão naturalmente é automática do tipo CVT, e o modelo ainda tem freios com ABS nas duas rodas, controle de tração, chave presencial e painel de TFT de cinco polegadas com conectividade. Segundo a CFMoto, o consumo pode chegar a 40 km/l.
Taí um modelo que impressiona pelo porte e pelo design. Essa naked tem visual agressivo e desempenho é coerente: o motor tricilíndrico de 675 cm³, 12 válvulas e comando duplo rende até 90 cv de potência com 7 kgfm de torque. Com ele, a moto vai de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e supera os 200 km/h de velocidade máxima. Modelo "premium", tem painel de TFT, quickshifter, ABS duplo, controle de tração, suspensões KYB ajustáveis, iluminação full-LED, banco bipartido, tanque para 15 litros e 189 quilos.
Taí uma motoquinha que me encantou durante as experimentações lá no autódromo, em Brotas (SP). Design simples e elegante, linhas coerentes com o estilo custom, banco confortável e posição de pilotagem idem. Muito adequada a iniciantes no mundo custom, tem motor de 250 cm³ com refrigeração líquida, que entrega 25 cv de potência. Também é equipada com embreagem assistida, controle de tração, ABS duplo, suspensão dianteira invertida, farol de LED, banco a apenas 69 cm do solo, transmissão final por correia e baixo peso - apenas 165 quilos. Com preço acessível, seria uma ótima pedida no mercado brasileiro de motos custom, talvez até ocupando o lugar que um dia foi da saudosa Yamaha XV 250 Virago.
Qual, de todas estas, você levaria para casa? Eu fiquei na dúvida, mas depois de pilotar todas eu escolheria mesmo a Ibex 450, que equilibra bom porte, desempenho interessante, design bacana e bom nível de conforto. E/ou a CL-C 250, mais para usar no dia a dia.
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