O que é scooter? Conheça suas características

Modelo tem grandes diferenças para uma "motocicleta comum" e tem se popularizado bastante pela praticidade

  1. Home
  2. Motos
  3. O que é scooter? Conheça suas características
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os longos congestionamentos, populares antes da quarentena, voltarão com tudo quando a pandemia de Covid-19 passar. E uma das possibilidades mais utilizadas para quem busca fugir dos engarrafamentos são os scooters. Você sabe quais são as suas características?

Muita gente pensa que scooters são motos. É verdade que ambas têm duas rodas e conseguem transitar entre os carros, mas cada uma tem suas peculiaridades. Mas o que é scooter, afinal?

A diferença principal entre ambos os modelos é a posição de condução. No scooter, o condutor vai sentado, enquanto na moto a posição é montada.

Scooter BMW C 400X
icon photo
Legenda: No scooter, todos os controles são feitos pelos manetes
Crédito: Scooter BMW C 400X

Outra grande diferença é o modo de condução. Controlado apenas pelas mãos, o scooter tende a ser mais cômodo, já que em sua grande maioria o câmbio é automático do tipo CVT e não exige trocas manuais.

Os freios funcionam da mesma forma que nas bicicletas e são acionados nos manetes. E é justamente essa praticidade que faz tanto sucesso. Tudo fica, literalmente, ao controle das mãos, já que o acelerador é em comum com as motos: no punho direito.

O aumento na venda de scooters, que cresceu 18% no ano, trouxe novos modelos como o Honda Elite 125
icon photo
Legenda: As rodas menores exigem mais atenção com buracos no asfalto
Crédito: Divulgação

Os scooters também têm uma grande diferença na dinâmica. As rodas são consideravelmente menores que nas motocicletas. Com isso, a dinâmica precisa ser mais atenta, já que o tamanho diminuto das rodas é mais arriscado nos grandes buracos no asfalto.

Além disso, a posição sentada não permite uma condução muito esportiva. E pede por movimentos mais suaves e contínuos.

Scooter Honda SH150i
icon photo
Legenda: O assoalho permite uma posição de condução mais confortável
Crédito: Scooter Honda SH150i

Se a praticidade é uma vantagem, o preço é a desvantagem. Os scooters costumam custar mais caro do que motos com a mesma cilindrada. Isso, sem dúvida, deve ser levado em consideração na hora da compra. Por outro lado, os modelos são menos visados para roubo, o que pode compensar no valor do seguro.

A compra de um scooter exige uma série de passos. O primeiro, claro, é ter a habilitação de categoria A. Depois disso, vale colocar na balança qual modelo compensa mais. E não se esqueça de fazer um teste-drive para escolher um que se adapte exatamente ao seu estilo.

Comentários